/

Município recebe “Grupo Onça Pintada” para atendimento a 600 mulheres

2 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado recebeu nesta quarta-feira, 30, a Unidade Móvel de Combate ao Câncer de Mama, do “Grupo Onça Pintada”, para atendimento até sexta-feira, 01 de abril, a 600 mulheres trabalhadoras nas indústrias.
    O “Grupo Onça Pintada” é uma Organização Não Governamental (ONG), desenvolvida pelo deputado Paulo Corrêa, instituída como Associação Civil sem fins lucrativos, que desenvolve em Mato Grosso do Sul programas de prevenção de combate ao câncer de mama.
    A ação em Aparecida do Taboado tem parceria com a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, com cedência de duas enfermeiras e logística; e do vereador Jefferson Rinaldi Bernardino (Jeffinho), que coordena os atendimentos.
    Com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância do autoexame regular, a unidade móvel, adaptada com equipamentos e macas, percorre os municípios do Estado. Os exames de rastreamento (toque) foram iniciados na manhã de quarta-feira, 30, na indústria Pais & Filhos, onde 176 mulheres passaram pelo procedimento. As demais mulheres a serem atendidas são trabalhadoras das indústrias: Pelmex, Alpha, Estrutural, V2, Konesul, Macrotec, NTC, Plastrela, AMT e Pelmex Confecções. Em casos suspeitos, elas passam por exame médico de ultrassonografia, com a doutora Nádia Vargas. Destas mulheres, posteriormente, 40 serão agendas e encaminhadas para Campo Grande pela Secretaria Municipal de Saúde, para fazer mamografia através do programa.
    O trabalho foi acompanhado pelo presidente da AIAT (Associação das Indústrias de Aparecida do Taboado), Fabrício Lalluci; prefeito Robinho Samara; secretário de Saúde, Luciano Silva; e equipe de coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.
    Durante a abertura, o prefeito Robinho Samara salientou a satisfação em receber o programa. “É um motivo de muita alegria para nós quando a gente fala de bons resultados na Saúde. Hoje, numa parceria com o vereador Jeffinho, com o deputado Paulo Corrêa, com a AIAT, envolvendo todas as indústrias de Aparecida do Taboado, estamos conscientizando as mulheres sobre a importância deste exame. Com essa parceria quem ganha é a população”, falou.
    Fabrício Lalluci ressaltou que a iniciativa traz um benefício muito grande para a saúde da mulher nas indústrias. “Agrega muito, principalmente para a saúde da mulher e a gente só tem a agradecer a iniciativa do deputado Paulo Corrêa; a iniciativa do prefeito municipal, através da Secretaria de Saúde; secretário Luciano; vereador Jeffinho que se dedicam, correm atrás para trazer mais este benefício, principalmente para a população feminina de Aparecida do Taboado”, falou.
    O presidente da AIAT enfatizou ainda que o Grupo Onça Pintada teve boa receptividade das indústrias. “Todas as indústrias valorizam este trabalho e a adesão foi muito grande. É fundamental que as mulheres se cuidem, que elas estejam com a saúde em dia para poder se dedicar à família e seus afazeres, então o princípio de tudo é a saúde”, pontou.
    O vereador Jeffinho contou que o projeto foi conquistado com o objetivo principal de atender as mulheres que por muitas vezes não têm condições de esperar para serem atendidas. “A adesão das mulheres foi positiva. Agradeço a cada empresário que abriu as portas para que a gente pudesse entrar e fazer uma análise junto com o seu departamento de R.H [Recursos Humanos] para atender essas mulheres”, finalizou.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog