/

?Mutuários com parcelas habitacionais em atraso tiveram a oportunidade de negociar dívidas em Aparecida do Taboado

3 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Nos dias 10 e 11, a AGEHAB (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura Municipal fizeram uma força tarefa para negociar com mutuários residentes nos bairros Cidade Nova e Jardim Aeroporto que têm parcelas habitacionais em aberto.

      A ação foi realizada no Centro de Convivência dos Idosos, localizado na Rua João Honório da Silva, nº 3183, bairro Taiuan, e contou ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Defensoria Pública.

      A AGEBAH reuniu os moradores para apresentar o Programa de Regularização de Contratos de Imóveis – MORAR LEGAL – REGULARIZAÇÃO, que tem por finalidade atender as famílias que precisam regularizar os direitos do imóvel para o seu nome, e passar a constar na AGEHAB como beneficiário (a). E, apresentou também o Programa de Recuperação de Créditos, que possibilita a regularização da situação financeira dos imóveis, com descontos de até 100% nos juros e multas, além do refinanciamento da dívida do imóvel, quando possível. Para negociar, estiveram no município: Jocinei Lopes Araújo, chefe do setor de Contratos Habitacionais da AGEHAB e José Rodrigues Alves, gestor de processos.

      “A primeira etapa do programa foi em 2015, quando o Governo do Estado instituiu a recuperação de crédito. Estamos passando pelas cidades interessadas em todo o Estado, conforme solicitação. Em Aparecida do Taboado temos 90 famílias para atender. Somente no primeiro dia de atendimento, conseguimos atingir mais de 50% do público-alvo. Acreditamos que iremos atender 80% dos beneficiários aqui”, disse.

      A secretária municipal de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco, salientou que a parceria é uma oportunidade muito importante para os mutuários regularizarem seus contratos. “Nós estamos muitos felizes em poder contribuir para as pessoas regularizarem as suas pendências e suas dúvidas. A Secretaria de Assistência Social tem lutado muito pela habitação aqui no município e a preocupação do prefeito Robinho Samara sempre foi trazer moradias para diminuir o déficit habitacional. Este programa contribuiu muito para a tranquilidade destas famílias”, disse.

      Representando o defensor público, Drº Nilson Silva Geraldo, a assessora Christileni S. Pimenta, explicou que os casos que não surgiram negociação foram repassados para a Defensoria. As famílias terão agendados horários e dias para tratar de suas ações gratuitamente. “A Defensoria Pública fez este convênio com a AGEHAB visando regularizar todas as moradias. Quando não há negociação diretamente com a AGEHAB a Defensoria ingressa com ações judiciais para regularizar. Passamos uma lista de documentos para o assistido e agendamos um horário para entrar com a ação”, explicou a assessora.

      Analice Gonçalves Domingos, coordenadora do Trabalho Técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social, enfatizou que a Prefeitura faz o atendimento das famílias no sentido de regularizar débitos desde o ano passado, porém a procura por este serviço não é satisfatória. “Em vista de tantos empreendimentos que existem em Aparecida do Taboado a procura é pouca. A Secretaria é mais procurada para geração de boletos atrasados e segunda via de contratos. O que ocorreu aqui foi uma força tarefa, eles vieram para regularizar contratos, débitos e quitação, devido o programa que permite este desconto estar se encerrando no final do ano. Por isso, a gente pede para que as famílias que não foram atendidas pela AGEHAB que procure com urgência pela Secretaria de Assistência Social”, finalizou.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog