O recesso de fim de ano começa a provocar mudanças no funcionamento de repartições públicas e privadas a partir desta sexta-feira (21). Com isso, o atendimento ao público sofrerá mudanças, dependendo da data. No comércio, lojas atendem até mais tarde para garantir a compra do presente de Natal, mas na véspera do dia 25, fecharão mais cedo.
Órgãos da Justiça entram no chamado “feriado forense”, funcionando somente em esquema de plantão até o dia 6 de janeiro. Os atendimentos acontecem exclusivamente para os advogados que precisam dar entrada em algum pedido novo, como habeas corpus, revogação de prisão preventiva, flagrantes, mandados de segurança e audiências de custódia.
No Centro da cidade, o comércio já está com o horário estendido até às 10 da noite desde o dia 12. Hoje, sexta-feira (21), as lojas devem seguir o acordo firmado entre a ACIAT e o Sindivarejo e ficarem abertas até às 22hs. Amanhã (22), o atendimento é até às 18h, como na segunda-feira (24), véspera de Natal. Já na terça-feira (25) o comércio estará fechado. Na quarta-feira, pós feriado de Natal, o atendimento será das 12h às 18h.
Vale ressaltar que o horário especial de final de ano no comércio continua até o dia 2 de janeiro, com atendimento das 8h às 18h nos dias 27 e 28 de dezembro; e no sábado (29) até às 13h. Na segunda-feira (31), véspera de Ano Novo, será até às 18h e na quarta-feira, pós Réveillon, das 12h às 18h. O atendimento volta ao normal a partir do dia 3 de janeiro.
O Governo Estadual manterá o atendimento normal, com exceção dos dias 24 e 31 que foi decretado ponto facultativo e nos dias 25 e 1º de janeiro, que são feriados. A medida vale, inclusive para as agências do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de MS).
Já a Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado entra em recesso administrativo a partir desta sexta-feira (21) e segue até o dia 7 de janeiro, quando retoma as atividades.
Já o recesso legislativo na Câmara Municipal começa no dia 23 de dezembro e termina dia 1º de fevereiro, mas a primeira sessão de 2019 só acontecerá no dia 4 do mesmo mês.
Selvíria
O primeiro município a anunciar a interrupção dos trabalhos legislativos foi a Câmara Municipal de Selvíria, que encerra as atividades do ano no dia 14 de dezembro e retorna aos trabalhos no dia 4 de fevereiro, quando acontecerá a 1ª sessão ordinária de 2019. Já a Prefeitura ainda não informou a data de início do recesso.
Inocência
O município de Inocência também aderiu ao recesso administrativo com interrupção dos atendimentos no dia 22 e retorno das atividades no dia 7 de janeiro. Não conseguimos contato com a Câmara Municipal.

