/

A partir de amanhã, comércio vai funcionar até às 15h em Santa Fé do Sul com lockdown no final de semana

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Com 200 casos confirmados do novo coronavírus e 7 óbitos pela doença, a Prefeitura de Santa Fé do Sul decidiu hoje (13) que vai endurecer as medidas restritivas para conter a transmissão – já comunitária – do novo vírus (Covid-19) no município.

De modo excepcional e temporário, a Prefeitura baixou novo Decreto restringido o atendimento presencial ao comércio, prestadores de serviços e órgãos públicos a partir desta terça-feira (14), das 9h às 15h (horário Brasília), de segunda a sexta-feira, com fechamento total aos finais de semana, inclusive supermercados, considerados atividades essenciais. A medida se estenderá até 27 de julho. Ficam de fora apenas farmácias, unidades de saúde e postos de combustíveis, desde que os abastecimentos sejam realizados com condutor e passageiros dentro do veículo.

Fora do horário de funcionamento estabelecido, apenas serão permitidos os serviços de entrega (“delivery”) e “drive-thru”, que também poderão funcionar apenas neste sistema aos finais de semana.

Segundo explicou o prefeito Ademir Maschio em transmissão ao vivo pelo Facebook na manhã desta segunda-feira, as medidas de contenção se fazem necessárias tendo em vista o aumento exponencial no número de casos da doença no município, que ainda investiga mais 73 casos, incluindo duas mortes suspeita, “há a necessidade de se conter a disseminação da COVID-19 e garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde”, afirmou ele.

Ao lado da equipe de Saúde, Maschio ainda explicou que a Santa Casa de Misericórdia já apresenta alta taxa de ocupação de leitos de UTI disponibilizados exclusivamente para pacientes com COVID-19, além de registrar alta procura por atendimento ambulatorial no setor de urgência, assim como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h).

Punição

O descumprimento das regras poderá render multar de 3 Unidades Fiscais do Município – UFM, ou seja R$ 629,13, sem prejuízo das demais sanções administrativas, cíveis e criminais. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro.

Já a terceira autuação pelo descumprimento das disposições causará a suspensão do Alvará de Funcionamento do estabelecimento pelo período de 30 dias.

A fiscalização ficará a cargo da Guarda Civil Municipal e do Setor de Fiscalização Municipal, que ganhou reforço de novos profissionais, “agora serão 8 agentes que estarão uniformizados percorrendo as ruas do município”, informou Maschio.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog