/

Artigo: O pulo do gato

2 minutos de leitura

Cumprindo promessa de campanha, José Natan escalou uma equipe de perfil técnico para ajudá-lo no desafio de atender à expectativa da população por melhoria na gestão pública da cidade. Nada de apadrinhamentos, apenas pessoas com experiência profissional em suas áreas de atuação – uma boa notícia que merece ser celebrada.

Eu, que moro longe, mas acompanho a situação da cidade com alguma atenção, não poderia ter ficado mais satisfeito com os nomes anunciados. Além da chefe de gabinete, Fernanda Zavini, cujo dinamismo e seriedade têm sido destacado por todos que a conhecem, foram incorporados ao time da prefeitura os seguintes funcionários públicos da prefeitura: o contabilista Welington Marques de Souza, um craque das finanças; Marcelo Pizzi, meu colega de colegial na escola Ernesto Rodrigues e um advogado que se notabiliza pela boa formação e seriedade; e o economista Willian Fernando de Jesus, que me contaram ser um especialista na área chave de contratos e licitações.

Essa equipe de transição tem um grande desafio pela frente. Não me recordo de outra eleição municipal em Aparecido do Taboado haver despertado tantas expectativas. Eu, em particular, já tenho a minha expectativa – a de ver melhorar a posição de Aparecida do Taboado no ranking da FIRJAN de gestão fiscal. Anualmente, a FIRJAN analisa os indicadores de boas práticas de gestão dos recursos públicos das 5337 cidades brasileiras. Em 2019, Costa Rica (MS) se consolidou como a prefeitura com melhor gestão fiscal do país – uma proeza que merece um estudo detalhado. Cassilândia, outro destaque positivo no ranking, apareceu na posição 95º. Aparecida do Taboado figurou muito abaixo na classificação, na posição 3830º. Há espaço para melhorias, portanto.

E, na verdade, não há outro caminho. Não há mágica na condução da coisa pública. A fim de realizar o que prometeu na campanha eleitoral, José Natan terá que abrir espaço em um orçamento público apertado. A situação fiscal na cidade foi bem descrita pelo próprio Welington Marques de Souza, que faz parte da equipe de transição, em audiência pública realizada em julho passado (o vídeo da audiência está disponível no site da prefeitura). A radiografia das contas públicas da cidade está lá, didaticamente explicada, para que todos vejam e entendam.

Em algum momento, José Natan deverá liderar uma excursão até Costa Rica e Cassilândia para conversar com as autoridades locais e conhecer de perto as boas práticas de gestão pública. Deverá então ouvir duas coisas que não constituem segredo em nenhum lugar: só haverá melhoria na infraestrutura urbana, na rede pública de saúde, na segurança pública e na educação se a prefeitura (i) se comprometer com iniciativas bem elaboradas que aperfeiçoam a transparência e o controle dos gastos públicos e (ii) se o prefeito apostar em equipe de profissionais técnicos e qualificados. Esse é, na verdade, o pulo do gato.

Artigo: O pulo do gato

Marcos Vinicios de Araujo Vieira, sociólogo, é aparecidense e mora em Buenos Aires, na Argentina.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog