/

Correios entram em greve no país e agência local pode aderir à paralisação a qualquer momento

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Os trabalhadores dos Correios entraram em greve em todo o país na noite desta segunda-feira. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentec), não há prazo para o fim da paralisação. Os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de “negligência com a saúde dos trabalhadores” na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos.

Correios entram em greve no país e agência local pode aderir à paralisação a qualquer momento

O Costa Leste News entrou em contato com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Mato Grosso do Sul, Elaine Regina de Souza Oliveira, na manhã desta terça-feira (18) depois de constatar que a agência local ainda não havia aderido ao movimento. Segundo ela, foi feito um chamado para adesão em massa e a qualquer momento a agência de Aparecida do Taboado pode interromper o atendimento.

Elaine afirma que, desde julho, os sindicatos tentam dialogar com a direção dos Correios sobre estes pedidos, o que, segundo ela, não aconteceu. A presidente ainda ressalta que, em agosto, as entidades foram surpreendidas com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021.

Segundo o site da Fentec, “foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras”.

Outros motivos da greve, segundo a federação, são a possível privatização dos Correios e o “aumento da participação dos trabalhadores no plano de saúde, gerando grande evasão, e o descaso e negligência com a saúde e vida dos ecetistas na pandemia da Covid-19”.

No comunicado publicado no site da Fentec, o secretário geral da federação, José Rivaldo da Silva, afirma que “o governo Bolsonaro busca a qualquer custo vender um dos grandes patrimônios dos brasileiros, os Correios. (…) Privatizar é impedir que milhares de pessoas possam ter acesso a esse serviço nos rincões desse país, de norte a sul, com custo muito inferior aos aplicados por outras empresas”.

Elaine reforçou que os Correios não geram ônus para a União, como tentam pregar, pelo contrário, “é uma empresa que repassa verbas para a União”; além disso, “é a única que atente 100% os municípios do interior em todo o país”.

A presidente do Sindicato de MS ainda reforçou que o monopólio, outro motivo usado para justificar a privatização, está apenas na entrega de cartas, “nós temos um mercado concorrencial aberto e, mesmo assim, os Correios lidera pela confiabilidade. Somos nós que fazemos a entrega, por exemplo, de livros didáticos, vacinas, urnas eletrônicas, provas do Enem, e em todo o canto do país”.

Elaine também fez questão de ressaltar que a greve, ainda que aconteça em tempos de pandemia, não é por privilégios ou reajuste salarial, mas “para garantir a manutenção de direitos”, que ela ainda frisou que foram conquistados em mais de 30 anos de luta, “nós queremos que nossos direitos sejam mantidos, só isso”.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog