/

Dra. Kelly diz que redução de índices criminais se deve 82% ao trabalho da Polícia Civil contra o tráfico

2 minutos de leitura

Em janeiro deste ano, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) divulgou que Aparecida do Taboado ocupa o 1º lugar no ranking das cidades do interior do Estado com melhora em 12 índices criminais, apesar de enfrentar a falta de efetivo e estrutura nas forças policiais.

A notícia chamou a atenção da Juíza da 2ª Vara Cível da Comarca local, Dra. Kelly Gaspar Duarte Neves, que falou com o Costa Leste News sobre o assunto. Segundo ela, a queda nos índices de roubo e furto (57,9% a 40,6%, respectivamente) se deve ao trabalho inerente da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas.

A juíza fez questão de ressaltar o aumento significativo no número de prisões por tráfico de drogas, que saltou de 48 em 2018 para 172 no ano passado, “com isso, tivemos uma queda considerável no número de roubos, que passou de 56 registros em 2018 para apenas 23 em 2019; sem falar também no número de furtos, que caiu de 540 para 328”, pontuou. “Dessas prisões por tráfico, 82% se deve ao trabalho exclusivo da Polícia Civil que merece ser destacado”, acrescentou ela, enfatizando que “o número de furto e roubo diminuem quando se ataca o tráfico”.

Questionada sobre a atuação da Polícia Militar, ela enfatizou que embora a corporação tenha mulheres e homens bastante empenhados, a instituição hoje sofre com a falta de efetivo em Aparecida do Taboado, o que impossibilita, em muitos casos, uma ação mais efetiva. “Quando se realiza operação de médio porte é necessário reforço de Paranaíba”, se queixou a juíza, já chamando a atenção dos governantes: “é preciso que as autoridades políticas olhem para esta questão com mais responsabilidade. A cidade tem posição estratégica, com acesso a 4 Estados então se torna um corredor para o tráfico. É preciso que os governantes levem mais a sério a questão da segurança pública aqui”, cobrou ela.

Dra. Kelly também destacou que “as estatísticas precisam ser analisadas com muito cuidado, porque só números não refletem a eficácia do trabalho e do combate à criminalidade, por exemplo: simples abordagens não podem ser comparadas ao flagrante”.

Conselho
Um fator importante que chegou para reforçar a segurança em Aparecida do Taboado e tem sua parcela de contribuição na diminuição dos índices criminais é o Conselho de Segurança Pública (CSP-AT), criado em junho de 2018 para analisar a segurança pública do município na área criminal e infracional (essa última envolve adolescentes).

Com reuniões periódicas e metas a serem cumpridas, o Conselho reúne representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, e conta com um recurso financeiro destinado pelo Poder Judiciário através do Provimento 86/2013 para o melhor aparelhamento das forças policiais, otimizando o combate à criminalidade.

O Conselho está diretamente ligado aos setores correlacionados descritos acima, que segundo Dra. Kelly Gaspar Duarte Neves trabalham em sistema de rede para reduzir os índices criminais e promover, de fato, a segurança pública em Aparecida do Taboado.

 

Dra. Kelly diz que redução de índices criminais se deve 82% ao trabalho da Polícia Civil contra o tráfico

Dra. Kelly diz que redução de índices criminais se deve 82% ao trabalho da Polícia Civil contra o tráfico

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog