/

Junta Militar começa realizar hoje Exercício de Apresentação da Reserva 2021 e vai até dia 16

1 min de leitura

A Junta Militar de Aparecida do Taboado começou nesta quinta-feira (9) a realização do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR), que é realizado anualmente, no período de 1º de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte por meio do Exarnet ou de forma presencial de 9 a 16 de dezembro – exceto sábados e domingos, em qualquer Organização Militar.

A atividade deve ser realizada pelo reservista por 5 (cinco) anos consecutivos, após o licenciamento. A apresentação é obrigatória e, exclusivamente, para fins de atualização de dados.

O Exercício de Apresentação da Reserva constitui em o reservista provar estar em dia com as suas obrigações militares a Certidão de Situação Militar (Oficiais R/2) ou o Certificado de Reservista (Praças), com o carimbo e as apresentações anuais devidamente anotadas. O reservista terá a sua falta no trabalho abonada pelo empregador, mediante apresentação do referido documento.

O reservista que não se apresentar estará em débito com o Serviço Militar e sujeito às penalidades previstas em lei.

Como, onde e quando se apresentar?

Apresentação pela INTERNET:
A apresentação pode ser realizada pela internet, no período de 1º de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte, acessando o Portal do EXARNET no endereço eletrônico: www.exarnet.eb.mil.br. Após a apresentação, o sistema disponibiliza um recibo que deverá ser guardado pelo reservista. A 5ª e última apresentação deverá ser obrigatoriamente no modo PRESENCIAL para que se carimbe o documento comprobatório da Situação Militar mediante a apresentação dos recibos gerados pelo EXARNET.

Apresentação PRESENCIAL:
Na Junta Militar, instalada na rua Marcolino Teixeira de Queiroz, 844 – Centro de Aparecida do Taboado (no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social), de 9 a 16 de dezembro deste ano, exceto aos sábados e domingos.

Quem deve se apresentar no EXAR:
– Os pertencentes à Reserva da Força Terrestre que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro do ano anterior a 30 de novembro (inclusive):
– Oficiais e Praças de carreira transferidos para a reserva remunerada;
– Oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e/ou patente;
– Oficiais e Praças temporários licenciados no período acima estabelecido;
– Aspirantes a Oficial R/2 e Oficiais R/2 concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR);
Portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em ” Situação Especial “; e Reservistas de 1º e 2° Categorias licenciados no período acima estabelecido.

Junta Militar começa realizar hoje Exercício de Apresentação da Reserva 2021 e vai até dia 16

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog