/

Pandemia Coronavírus – Efeitos psicológicos na população

2 minutos de leitura

A crise sanitária do COVID – 19 tem causado um sofrimento emocional muito intenso, podendo levar ao adoecimento psíquico. Toda essa situação que estamos vivenciando gera uma incerteza e insegurança muito grande, por vários motivos. O que acontece é que como o que estamos vivenciando é uma situação única, nós não temos muitas vezes um repertório claro de como agir perante uma ameaça como essa.

Os quadros de ansiedade e depressão estão sendo cada vez presentes, quem já tinha esse quadro pode ter tido um piora e tem pessoas que começaram a desenvolver esses transtornos como decorrência do estresse que está sendo causado pela pandemia. Portanto, um grande efeito psicológico resultante da pandemia seria o estresse e esse estresse em excesso pode desencadear quadros de ansiedade, depressão, entre outros transtornos mentais. Temos casos de pessoas que estão em processo de luto, por terem perdido um ente querido da família e que precisam criar estratégias para enfrentar esse luto, mas muitas vezes esse processo é longo e o auxílio do profissional da Psicologia seria necessário para ajudar. Há casos de TEPT (Transtorno de Estresse Pós Traumático) também tem aumentado, pessoas que desenvolvem esse quadro, passaram por vivências de uma experiência assustadora, traumática ou de quase morte. Por exemplo, pessoas que se contaminaram com o vírus, que perdeu algum ente querido ou até mesmo profissionais da saúde que estão vendo de perto a situação nos hospitais constantemente.

Por isso, é de extrema importância cuidar de nós mesmos. Imagine o seguinte “que você está no trabalho e que seu chefe te pede para pegar uma caixa muito pesada e você tem que pegar de qualquer forma sozinho. Se você estiver forte, bem alimentado, com o sono em dia e determinado para concluir aquilo, você vai ter que se esforçar muito, vai ser difícil, mas você vai conseguir levantar essa caixa.” Nessa analogia, o que seria essa caixa pesada? Seria a nossa realidade atual, a pandemia. Nós temos que passar por ela de um jeito ou de outro, mas essa travessia será mais fácil se cuidarmos da nossa saúde mental e do nosso corpo de modo geral, criando estratégias de enfrentamento para essa situação.

A psicoterapia é um trabalho de autoconhecimento, através dela, entendemos muito do nosso modo de ser, pensar e agir. Amplia nossa capacidade de pensar sobre nós mesmos, nossa história, nossas relações, é um espaço aberto para a fala, escuta e que possibilita nosso desenvolvimento emocional. Muitas vezes esquecemos de cuidar da parte que controla tudo, a nossa mente.

O processo terapêutico pode ajudar em vários casos, de ansiedade, depressão, questões de insegurança, relações afetivas (familiares, amorosas), baixa autoestima, entre outras demandas. Portanto, se estiver com algum conflito interno, se sentindo angustiado (a) por alguma razão, procure ajuda profissional.

A psicóloga Maria Alice S. Silva, graduada pela UNIP – Universidade Paulista de São José do Rio Preto, atende na Clínica Dr. Giovaine, crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos.

CONTATOS (17) 98117-9663
(67) 99844-9866

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog