/

Peça de Teatro ‘A Cartista’ é selecionada em edital da Lei Aldir Blanc

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – A peça de teatro ‘A Cartista’ foi selecionada no Edital Emergencial da Lei Aldir Blanc, através da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul. A divulgação aconteceu, no início desta semana, no Facebook da atriz Conceição Mendonça.

Criada para auxiliar artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e artístico no período de pandemia, a Lei federal (14.017/2020), conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como finalidade socorrer o setor, que tem sofrido com o impacto das medidas de distanciamento social.

Para fazer parte da lista de contemplados do auxílio, os artistas aparecidenses passaram por várias etapas que tiveram início em outubro do ano passado. Segundo a atriz Conceição Mendonça, o processo só teve êxito pois houve articulação entre os artistas do Estado.

“Através de grupos de trabalho, os membros da classe artística focaram em entender a nova Lei e mapear os agentes culturais residentes no Estado. Um trabalho rico, para o qual membros da classe em Aparecida do Taboado também contribuíram. Embora o governo do município não tenha esta articulação com os agentes culturais e artistas, nós e outros artistas locais, mantemos contato com colegas residentes em Campo Grande e em outras cidades. Foi isto que possibilitou sabermos da publicação dos editais com tempo hábil para encaminharmos a proposta e documentações”, explicou.

Ao Costa Leste News, a artista explicou que este ano, a peça que estreou em setembro de 2019, acontecerá de forma online no próximo mês. “É o único mecanismo possível neste momento. Sabemos que assistir a uma peça teatral online é um desvio da essência do Teatro. Mas estamos muito felizes com a possibilidade de alcançar muitos lares neste momento delicado que atravessamos”.

Questionada sobre a reação do grupo quando souberam que tinham sido selecionados, Conceição disse que se sentiram reconhecidos.

O edital estadual ocorreu no mesmo período em que artistas aparecidenses cobravam do executivo municipal o cumprimento dos prazos do processo burocrático da lei que beneficiaria 17 artistas inscritos em Aparecida do Taboado, que havia recebido R$ 206.947,60 para o repasse do auxílio.

“Na época, artistas locais pressionaram o executivo para aderir ao programa. O recurso destinado ao município foi requerido. Mas, infelizmente, não atingimos o resultado esperado. Os editais municipais foram publicados, mas cancelados posteriormente. O intuito dos editais municipais deveria ser contemplar os artistas locais, especialmente os que não acompanham as movimentações a nível estadual. A prefeitura de Aparecida do Taboado perdeu a oportunidade de auxiliar muitos artistas do município”, finalizou Conceição.

A Cartista
A peça é mais uma produção da Cia. Teatral ‘Sou O Que Sou’ fundada em 2003, e segundo a sinopse “A Cartista é um monólogo envolvente onde a protagonista transborda sua essência, tornando-se uma fascinante narradora de sua história e sedenta expectadora de seus anseios.”

O espetáculo é dirigido por Moysés Chama, tem a atuação de Conceição Mendonça e é escrita pela poetisa Wadna Salles. O monólogo ainda traz uma canção autoral da cantora Priscilla Cardoso “Meu amor”.

Peça de Teatro ‘A Cartista’ é selecionada em edital da Lei Aldir Blanc

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog