/

Peixes encontrados mortos nas margens do Rio Paraná são descarte de pescadores, diz Imasul

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Os peixes mortos encontrados nas margens do Rio Paraná no fim do mês de abril são resultado da captura por redes de pescadores da região, segundo afirmou estudo realizado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) que foi divulgado ontem (03).

O estudo aconteceu após denúncia de aparecidenses nas redes sociais que levaram até a Policia Militar Ambiental, fotos e vídeos de peixes encontrados mortos nas margens do rio.

Em seu perfil pessoal no facebook, o aparecidense conhecido como Reginaldo Chaveiro publicou um vídeo que teve grande repercussão em que mostrava a presença dos peixes, além de uma espuma na água.

Após tomar conhecimento do caso, o Imasul informou que analisou imagens de satélite e da qualidade da água, com o apoio da PMA. O relatório assinado pela fiscal ambiental Maria Célia Montanholi Martins e pela sargento Ariane Zanirato Contini, da PMA atesta que não foi encontrado nenhuma alteração na qualidade da água nos rios Paraná, Paranaíba e Córrego Rondinha.

Peixes encontrados mortos nas margens do Rio Paraná são descarte de pescadores, diz Imasul

“Segundo o levantamento, de acordo com informações de moradores e pescadores locais o pequeno número de exemplares, associado às demais características ambientais, físicas e químicas observadas pela fiscalização, “revelam não se tratar de mortandade e sim de um descarte seletivo, oriundo da prática da atividade de pesca, que é permitida pela legislação vigente”, comunicou o órgão público.

O relatório ainda noticiou que a devolução dos peixes não utilizados para o consumo humano e que ficam presos nas redes de pesca para o rio, é uma prática comum.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog