/

Rainha e princesa da Beleza Plus do carnaval de Pernambuco são ‘coroadas’ em Olinda

2 minutos de leitura

Uma das prévias que animaram as ladeiras de Olinda neste domingo (19), o bloco As Mil Faces de uma Plus desfilou sob o comando de uma rainha e uma princesa “coroadas” horas antes. Elizângela Ramos, de 33 anos, venceu o Concurso Rainha da Beleza Plus do carnaval de Pernambuco. Cristina Ribeiro, de 38 anos, foi a princesa.

“Quero incentivar outras mulheres a acreditar que somos capazes de realizar nossos sonhos. Costumo dizer que fui formada na faculdade da vida e estou aqui para representar todas as mulheres”, afirmou Elizângela, que foi uma das finalistas na edição do ano passado do concurso.

A família fez grande torcida por ela. “Estávamos no ano passado, no Recife, e viemos novamente. Esse tipo de iniciativa é muito importante para empoderar todas as mulheres. Ela é um exemplo”, disse o primo de Elizângela, Humberto Cândido.

Elizângela Ramos e Cristina Ribeiro foram escolhidas como rainha e princesa, respectivamente — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Eleita princesa, Ana Cristina Ribeiro nunca tinha participado do concurso, mas acredita que a inclusão é muito importante. “Eu não era gordinha, fui atleta de vôlei e isso é novo para mim”, contou a princesa.

O concurso e o bloco são idealizados e produzidos pela pedagoga Sâmia Veras, que ouvia relatos de gordofobia e também convivia com o preconceito dentro de casa.

“Minha ideia é combater o preconceito, trazer esse diferencial, mostrar que toda mulher é bonita como é. Vivi isso no meu casamento e quis fazer um movimento para que as mulheres se libertassem desses padrões. Elas participam, começam a se ver mais bonitas”, disse.

As inscritas no concurso receberam preparação, com treinamento de passarela, posicionamento, e acompanhamento psicológico. “Quando a gente se sente inferior, precisamos de tratamento. As psicólogas fazer trabalho de resgate, trabalham essas mulheres em sua essência”, contou Sâmia.

 

Rainha e princesa da Beleza Plus do carnaval de Pernambuco são

Ao todo, 14 candidatas se inscreveram no concurso, mas uma delas desistiu, porque o marido proibiu a participação, e outra concorrente faltou. Com isso, 12 candidatas desfilaram para o júri e as torcidas. Depois, voltaram fantasiadas para mostrar, que além da beleza, também sabiam frevar.

“Este é um trabalho social, um evento pra a família, que recebe muito apoio”, afirmou a idealizadora. O concurso e o bloco homenagearam Bianka Carvalho, repórter da TV Globo, e a carnavalesca Ednete Miranda, diretora do bloco A Turma do Atolinti, de San Martin, na Zona Oeste do Recife.

Mesmo sem ter vencido a disputa, a candidata Thai Galvão considerou a participação no concurso como uma superação, pois já enfrentou duas crises depressivas e decidiu encarar os problemas. “Eu sou bonita e vi esse concurso como um grito, como se eu pudesse mostrar para todos quem sou”, contou ao G1.

Desfile nas ladeiras
Após o concurso, teve início o desfile do bloco As Mil Faces de uma Plus, que saiu da sede do Clube Cariri, no bairro de Guadalupe. Ao som do frevo e com apresentação de passistas, a prévia animou as ladeiras de Olinda.

Moradora do município, Diva Santos assistiu ao desfile pela primeira vez. “Eu amei! Isso tira a ‘ordem’ do povo dizer que só o magro, o padrão, que é bonito. Viver de dieta, viver atrás de um padrão, quando o que vale é curtir”, disse Diva.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog