/

Recomposição de Vegetação Ciliar é tema de curso no Sindicato Rural de Inocência

2 minutos de leitura

Inocência (MS) – O Sindicato Rural, em parceria com o SENAR/MS, realizou nos dias 22 e 23 de janeiro, na sede da entidade, o curso ‘Recomposição de Vegetação Ciliar’ com a participação de 14 pessoas, de idade mínima de 18 anos e que trabalham na atividade.

O curso foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Francisco Marcondes de Almeida, que durante a carga horária de 16 horas falou sobre o objetivo geral do curso, que segundo ele é identificar a importância da vegetação ciliar, compreendendo aspectos legais e o processo de recuperação de áreas degradadas.

Marcondes lembrou que praticamente já foi encerrado o prazo da prorrogação do Cadastro Ambiental bem como em função do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que faz com que as propriedades apareçam com irregularidades não estando em conformidade com a legislação, o que obriga a recuperação de áreas degradadas.

O curso discutiu a importância das matas ciliares, todos os seus aspectos legais e também as técnicas e os modelos de plantio que são utilizados na execução da recuperação dessas áreas degradadas.

Os produtores que estão irregulares terão que fazer a recuperação, tendo em vista de que as áreas de preservação permanente, especialmente a mata ciliar, estão degradadas e com a chegada do Cadastro Ambiental, essa situação foi identificada e os produtores que tem dívida com o meio ambiente devem fazer a recuperação, com isolamento, compensação ambiental, arrendamento, recomposição da mata ciliar ou da própria regeneração natural que é permitido por lei.

Aqueles que não cumprem com as normas são comunicados e podem ser penalizados com o pagamento de multas em dinheiro ou até prisão, daí a importância do produtor rural buscar informação e treinamento para poder continuar a sua atividade sem punições.

Negócio Certo Rural

Também em parceria com o SENAR, o Sindicato Rural de Inocência está realizando o treinamento Negócio Certo Rural, que iniciou no dia 17 de janeiro e vai até o dia 21 de fevereiro, com uma ação por semana. O NCR está sendo ministrado pelo facilitador Tomaz Minoro Yamaguti, que oferece orientação voltada para a produção de leite. O treinamento prosseguirá com assistência técnica do programa Mais Leite no período de dois anos.

Outras ações

      De 5 a 7 de fevereiro acontecerá o curso Fabricação Caseira de Derivados do Leite e de 5 a 9 de fevereiro o curso de Doma Racional.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog