/

Rompimento de fiação mata novilha eletrocutada na Fazenda Progresso

1 min de leitura

O rompimento de um cabo da rede de alta tensão da Energisa provocou a morte de uma novilha Nelore na Fazenda Progresso, saída para Santa Fé do Sul-SP. Segundo o advogado Miguel Rezende Estrela Matiel, na manhã desta terça-feira (31) ele foi informado pelo pai, Benedito Estrela, dono da propriedade, e pelo seu José, funcionário da fazenda, que uma emenda feita recentemente pela empresa havia se rompido e matado os animais eletrocutados.

Rompimento de fiação mata gado eletrocutado na Fazenda Progresso

Entretanto, o prejuízo poderia ter sido maior, conforme conta Miguel. Segundo ele, a descarga elétrica, de 13.800 volts, poderia ter matado um rebanho de mais de 300 cabeças de gado, na grande maioria das raças Senepol e Angus, “os funcionários a serviço da distribuidora de energia informaram que qualquer coisa que tocasse o solo num raio de 10m poderia ter morrido. Ainda bem que o restante do rebanho estava no pasto ao lado senão a perda poderia ter sido bem maior”, explicou.

Miguel ainda temeu pela vida do funcionário, que chegou bem próximo do local e conseguiu salvar um animal, “ele só não sentiu o choque porque estava usando botas de borracha bem grossa, mas se tivesse ido um pouco mais para o centro talvez não estivesse vivo”. O advogado conta que por onde o fio tocou no chão foi deixando rastro de queimado.

A rede de energia que atingiu a Fazenda Progresso abastece vários empreendimentos industriais na saída para Santa Fé do Sul, incluindo dois frigoríficos – um de aves e outra de peixe, bem como uma indústria de tijolos, além de outras empresas instaladas no Distrito Industrial.

 Pela 2ª vez
E essa não é a primeira vez que a família passa por isso. De acordo com Miguel Matiel o caso já se repetiu uma outra vez, mas naquela oportunidade não houve prejuízos financeiros, “e temos um poste lá que já está dando sinais de problema, mas a empresa diz que só vai providenciar a troca caso venha acontecer algum episódio semelhante. Isso é revoltante. Vai esperar cair para trocar”, criticou ele.

Rompimento de fiação mata gado eletrocutado na Fazenda Progresso

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog