/

Sessão tumultuada teve até pedido de prisão dos vereadores

9 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Foi realizada nesta segunda-feira (14) mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal e diferentemente de outras sessões, não houve apresentação de indicações e requerimentos pelos vereadores. O primeiro usar a tribuna foi o representante do PSD, Luis Fernando Oliveira da Silva – Taturana que voltou a solicitar apoio para instaurar a CPI da saúde.

Ele iniciou sua fala questionando os vereadores sobre a assinatura do requerimento apresentando por ele, pedindo a instalação da CPI para investigar as irregularidades na área da saúde por ele apontadas. Taturana pediu para que os interessados em assinar o documento se manifestassem, entretanto ninguém se manifestou e o vereador informou que seguiria ‘até o fim’.

“Por que o medo dessa CPI? É apenas uma investigação, são oito vereadores contra, a população sabe quais são os vereadores que são contra a investigação”, afirmou.

Na sequência o advogado Waldemar Lima, solicitou a autoridade policial presente para que efetuasse a prisão dos oito vereadores por prevaricação e omissão, o que iniciou um tumulto entre os presentes e a sessão foi suspensa por aproximadamente 50 minutos.

Quando a sessão foi retomada o vereador Moysés Chama (MDB) fez a leitura de um parecer quanto ao requerimento de instalação parlamentar de inquérito, protocolo sob o (nº 10474/2022) em 26/01/2022 na Câmara Municipal pelo vereador Luís Fernando Oliveira da Silva. Confira a íntegra do parecer na sequência dessa matéria.

Marcio Galdino
O vereador Marcio Garcia Galdino – Marcinho da Saúde (PP), também falou sobre o ocorrido e cumprimentou o colega Moysés pela apresentação do parecer, mesmo não havendo necessidade, demonstrando que o Poder Legislativo está aberto ao diálogo e pronto para investigar e acompanhar os assuntos de interesse da população.

Comentou que os vereadores fazem regularmente o acompanhamento da gestão municipal por meio de visitas e as verificações necessárias, disse também que a proposta de instauração de uma CPI visa pular essas etapas, segundo ele, existem outras maneiras de fazer investigação e não configura prevaricação.

“Essa casa precisa ser respeitada, não podemos permitir que façam daqui um circo, não permitirei esse tipo de situação com o nosso município. As investigações serão feitas e serão acompanhadas dentro do nosso modelo de democracia. Precisamos ser cobrados pela população e apresentar a verdade, não vou ser intimidado, coagido e não permitirei que alguém venha me dizer o que eu devo fazer”, afirmou.

Vagner Panela

O vereador Vagner Panela (PDT), disse aos presentes que perdeu uma prima supostamente por erro médico, todos os procedimentos estão sendo tomados na justiça, e ainda afirmou que não buscou tirar proveito político da situação e disse que nesse caso a CPI não ajudaria em nada.

Ele ainda reafirmou que irá trabalhar para que fatos semelhantes não ocorram mais, no entanto não irá fazer política barata ou maldosa, não aceitará pressão, e irá fazer o que for necessário pelo bem da população.

Confira na íntegra o parecer do vereador Moysés Chama:

Aparecida do Taboado, 14 de fevereiro de 2022

Assunto: Parecer ao requerimento nº 10474/2022 de 26/01/2022.

Por meio do presente, exaro meu parecer quanto ao requerimento de instalação parlamentar de inquérito, protocolo sob o nº 10474/2022 em 26/01/2022 nesta Câmara Legislativa de Aparecida do Taboado – MS pelo vereador Luís Fernando Oliveira da Silva.

A Ementa requer a criação da Comissão Parlamentar de inquérito com a finalidade de investigar as irregularidades na área da saúde, como o erro de procedimento médico e o mal-uso de veículo público, in casu, ambulância do Munícipio, pelo período de 90 dias, prorrogáveis uma vez por igual período.

Quando foi protocolado, o requerimento tinha apenas uma assinatura e não a quantidade mínima de três para ser instaurada. Entretanto, em seguida, veio de forma coercitiva impor que mais vereadores assinassem o requerimento sob pena do mesmo pedir afastamento dos vereadores e do prefeito por não acompanha-lo neste requerimento.

Diante dos fatos, é sabido por esta casa de leis e seus representantes, que sem o mínimo de assinaturas necessárias, o documento configura-se inconsistente ao pedido de CPI. Portanto, ele deve ser definitivamente arquivado e as partes devem ser notificadas.

O requerimento que deveria nascer com o objetivo de investigar, traz em sua mensagem acusações sem robustez probatória, talvez por este fato o vereador Luís Fernando Oliveira da Silva não conseguiu agremiar o mínimo de apoio ao requerimento.

Mesmo assim eu Moysés Chama de Carvalho, por respeito ao mandato e pela preocupação ante aos anseios das partes, fiz questão de analisar o requerimento e buscar informações acerca dos fatos.

No requerimento que encontra-se em anexo a este parecer, após citar partes da Constituição Federal, Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara de Vereadores, o vereador Luís Fernando, inicia sua justificativa citando a Unidade Hospitalar Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado (FESAT) como imprudente, negligente e que exerce condutas inadequadas quanto ao seu atendimento.

Como exemplo a cerca das acusações, o documento traz em sua primeira imagem um link do site www.rcn67.com.br cuja chamada é: Jovem grávida morre após receber injeção com suposto medicamento errado depois do parto.

Em contato com a FESAT recebi o Relatório Perfil de Atendimento Hospitalar, tanto do Pronto Socorro quanto do Ambulatório no período de 01/01/2021 até 31/12/2021 contento o Perfil dos Usuários atendidos, tipo de atendimento, Motivo de Encerramento, Classificação de Risco e Pacientes transferidos de outros estabelecimentos.

o todo foram atendidos no Pronto Socorro no ano de 2021 34.241 (trinta e quatro mil duzentos e quarenta e um) pacientes, uma média de 2.854 (dois mil, oitocentos e cinquenta e quatro) atendimento mensais, quase 100 (cem) atendimentos diários. Do Ambulatório no ano de 2021 foram 1.819 (um mil, oitocentos e dezenove) atendimentos, uma média de 152 (cento e cinquenta e dois) atendimentos mensais. Os relatórios encontram-se em anexo a este parecer.

Sobre o caso da paciente em destaque no requerimento, foi aberto uma investigação, e no dia 30 de Agosto de 2021, através do Oficio nº 1368/DP/APTABO/DGPC/2021 o delegado de polícia Drº Fabiano Arlindo Alves requisitou documentos relativos ao atendimento médico da paciente (prontuários, bem como quaisquer documentos correlatos para o curso do Inquérito policial. O oficio encontra-se em anexo a este parecer.

No dia 01 de setembro de 2021 a FESAT através da Diretora geral Srª Mara Nilza da Silva Adriano encaminhou ao Delegado de Polícia Civil, Drº Fabiano Arlindo Alves através dos ofícios nº 086/2021 e 087/2021 respostas ao oficio mencionado anteriormente, com o prontuário e a escala dos profissionais que trabalharam no Centro Cirúrgico no dia do atendimento em questão. Ofícios em anexo a este parecer.

Dia 08 de setembro de 2021 a Diretora Geral da FESAT Mara Nilza encaminhou ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em oficio nº 090/2021 informações do óbito, profissionais e prontuário da paciente, providencias adotadas, informações dos envolvidos e da prevenção de casos semelhantes. Oficio em anexo a este parecer.

Através de protocolo de entrega de documentos a Diretora Geral da FESAT no dia 09 de setembro declarou ter entregue toda documentação da paciente solicitado pelo seu pai. Protocolo anexo a este parecer.

Dia 15 de setembro de 2021 o Conselho Regional de Medicina do estado de Mato Grosso do Sul através da Corregedora Geral Drª Luciene Lovatti Almeida Hemerly Elias enviou o oficio nº 1047/2021 CRM-MS / SINDICANCIA solicitando informações para a instrução da sindicância de nº 97/2021.

No dia 07 de outubro de 2021 0 Delegado Drº Fabiano Arlindo Alves através do oficio nº 1631/DP/APTABO/DGPC/2021 pediu mais informações a FESAT, – informações quanto a indicação e qualificação de todos os profissionais médicos, da área de enfermagem que atuaram direta e indiretamente frente ao procedimento da paciente. Oficio em anexo a este parecer.

No dia 20 de outubro a diretora geral da FESAT em atendimento ao ofício mencionado anteriormente respondeu ao delegado. Oficio nº 103/2021 em anexo a este parecer.

Conclusão: Não vislumbro que a FESAT tenha sido omissa, imprudente, negligente e que exerça condutas inadequadas quanto aos seus atendimentos. Há uma demora em momentos de picos no Pronto Socorro sim, mas podemos observar no Relatório Hospitalar, que a Fundação trabalha no seu limite máximo, e vem tentando a cada dia melhorar este atendimento, como podemos observar visitando a estrutura física de nosso hospital. Quanto ao destaque, houve um grave acidente que está sendo investigado, a Fundação afastou os envolvidos, e em nenhum momento negou informações ante as investigações, inquéritos e sindicâncias.

Seguindo o requerimento do vereador Luís Fernando Oliveira da Silva, na página 04 ele destaca:
(Texto na integra) “para instruir o presente requerimento segue em anexo imagens fotográficas que mostram as avarias da ambulância em virtude de um acidente de transito ocorrido com o veículo público, que se encontra abandonado em local desconhecido, conforme ilustra abaixo.

Conforme o vereador relatou, aconteceu um acidente, portanto a foto é verídica das avarias na ambulância (fato comprovado), já a citação que ela encontrava-se abandonada em local desconhecido conforme ilustra a imagem, é no mínimo uma alegação de má fé pois Vossa Excelência inclusive gravou um vídeo e o divulgou nas redes sociais da Ambulância num Pátio, e na foto destacada no requerimento a ambulância encontrava-se no Pátio Taboado Resgate situada na Avenida Presidente Vargas ao lado do escritório da Energiza.

Ainda no requerimento no próximo paragrafo o vereador afirma não haver boletim de ocorrência do acidente, informo a esta Casa de Leis que existe o boletim de ocorrência nº 20220104122725147, do Ministério da Justiça, Policia Rodoviária Federal. Em anexo a este parecer.

Conclusão: Não vislumbro necessidade para que o prefeito preste maiores esclarecimentos do fato ocorrido, o requerimento encontra-se com informações omitidas sobre este acidente de transito, há boletim de ocorrência, a ambulância estava no Pátio citado e confirmado na imagem e já encontra em processo de reforma. Boletim de ocorrência, imagens atuais da ambulância em anexo a este parecer.

Seguindo o requerimento há a citação do art. 49 inciso VII da Lei Orgânica do Munícipio sobre infrações político-administrativas do prefeito.

Conclusão: Não vislumbro nenhuma ação de infração do Poder Executivo uma vez que não omitiu ou negligenciou na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do município, sujeitos a administração municipal. Este vereador não encontrou nenhuma barreira para buscar informações aos assuntos pertinentes do requerimento, tanto o Poder Executivo, Secretaria de Saúde quanto a FESAT, sempre esteve solicita, atenta e preocupada em sanar as dúvidas apontadas. Acredito que com estas provas anexas a este parecer relatado aos nobres vereadores eliminamos quaisquer dúvidas quanto a integridade das instituições e que medidas já foram tomadas aos erros existentes.

Finalizando o requerimento, o vereador cita e destaca uma surra que levou de médico em MS.

A surra que levou foi amplamente divulgada pelo vereador Luís Fernando e nas mídias sociais, ele mesmo diz ter apanhado em casa, portanto o fato não ocorreu em nenhum órgão público.

Conclusão: Esta Casa de Leis não tem o poder de tomar nenhuma providencia com relação a este fato, ao meu ver, cabe ao vereador pedir ao seu advogado esclarecimentos, procure a delegacia e faça um boletim de ocorrência para que providencias sejam tomadas.

Por fim, externo minha indignação depois de ouvir a entrevista do vereador Marcio, na Rádio Cultura onde vossa excelência escancara o verdadeiro motivo deste requerimento de pedido de CPI do Vereador Luís Fernando e de seu representante legal o advogado Waldemar Lima, ambos agiram de má fé, não se faz acordos escusos envolvendo o nome de pessoas inocentes, citar uma vítima fatal, fazer reviver momentos difíceis de um passado recente traz dores a todos os envolvidos, e para que? Depois de achincalhar esta Casa de Leis, dizendo que comemos num coxo e que sairíamos presos se não aceitássemos abaixar a cabeça as ameaças proferidas pelos dois, passando informações e inverdades afim de jogar a sociedade contra as instituições, enganando o povo, para no fim retirar o requerimento se arrumar emprego a uns e outros. Se existe alguém que esteja se alimentando em coxos, tentando se nutrir das mazelas da sociedade, prevaricando e faltando com decoro parlamentar, não é este vereador que assina o parecer. Encerro saudando a justiça, a verdade e a fé que continuo tento em Deus e nos meus irmãos.

Atenciosamente,
Moysés Chama de Carvalho
Vereador

 

Sessão tumultuada teve até pedido de prisão dos vereadores

Sessão tumultuada teve até pedido de prisão dos vereadores

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog