/

Sindicato Rural de Inocência trabalha com programa ABC Cerrado

2 minutos de leitura

    O Sindicato Rural de Inocência irá trabalhar com o projeto ABC Cerrado, uma ação conjunta entre o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que visa contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional e sensibilizar o produtor para que invista na propriedade com retorno econômico e preservação do meio ambiente.
    Criado em 2013, o projeto ABC Cerrado está sendo executado nos seguintes estados: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins. Os produtores rurais interessados em participar do programa podem procurar o Sindicato Rural até o dia 29 de fevereiro ou se inscrever no link www.senar.org.br/pre-inscricao-do-processo-de-mobilizacao.
    De acordo com Ivan Leal de Paula, presidente do Sindicato Rural, poderão ter acesso ao programa o produtor rural, pecuarista e agricultor maior de 18 anos e com ensino médio completo. Serão realizados de quatro a sete módulos fiscais. O produtor rural receberá capacitações e orientações durante 18 meses, por meio de assistência técnica.
    Todos os participantes receberão um diagnóstico inicial e terão atendimento focado em quatro tecnologias: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura, pecuária-floresta e florestas plantadas.
    Ao final do acompanhamento, será realizada uma nova avaliação para comprovar o diferencial da assistência técnica, o aumento da produção e a redução da emissão de gases. Com o intuito de garantir a eficiência do programa está previsto, ainda no primeiro semestre, um processo seletivo que deve contratar instrutores para atuar diretamente no ABC Cerrado, prestando consultoria técnica no setor de agricultura e pecuária.

Planejamento para 2016
    O presidente do Sindicato Rural, Ivan Leal de Paula, assumiu o cargo no dia 18 de junho de 2015 e está com um excelente planejamento para 2016 que visa contribuir para a melhoria dos produtores rurais inocencienses.
    Conforme contou, o primeiro avanço é a informatização de todo o sistema do Sindicato Rural. No sistema todas as ações ficarão arquivadas no computador e disponibilizadas para os sócios através do site do sindicato.
    Um terreno que fica em frente ao prédio foi adquirido na intenção de construir uma garagem que abrigará os tratores e implementos. “Nós vamos construir esta garagem para tirar do sol e da chuva os bens do Sindicato Rural”, completou.
    Estreitar laços com o produtor rural é um dos principais objetivos da atual gestão. Ações como o projeto ABC Cerrado e outras que estão sendo avaliadas são consideradas o pontapé inicial para que haja esta aproximação.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog