/

?Nova regulamentação para a qualidade do leite entrou em vigor e Sindicato Rural alerta produtores

2 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Passou a valer a partir do dia 30 de maio a nova regulamentação referente ao setor do leite. As Instruções Normativas 76 e 77 do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentam novas regras de produção, transporte, acondicionamento e armazenamento que especificam os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e tipo A.

     O diretor-tesoureiro da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Frederico Stella, alerta para que os produtores fiquem atentos às adequações. “As IN´s se referem aos critérios para a produção de leite de qualidade e que ofereça segurança ao consumidor, além de descrever as características e qualidade do produto para a indústria. Os processos envolvem uma nova organização da propriedade, e requerem boas práticas de produção, além das capacitações dos trabalhadores rurais responsáveis pelo manejo cotidiano”.

     A nova regra foi publicada pelo MAPA em novembro de 2018. A partir deste dia 30 de maio de 2019, produtores e empresas que beneficiam o leite terão que obedecer as novas legislações.

     O presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez, diz que através dos cursos técnicos oferecidos pela entidade e da ATegG Mais Leite – Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, os produtores podem receber orientações relacionadas às mudanças. “Com a ATeG em Bovinocultura de Leite, os produtores têm acesso a capacitações que informam sobre as exigências das normas. É importante destacar que a nova regulamentação assegura a melhoria dos processos de qualidade do produto”, disse ele.

     Em Aparecida do Taboado, Eduardo informou que o programa é fomentado pelo Sindicato Rural e tem atendido 25 produtores, sendo 8 no município e 17 no Assentamento São Joaquim, em Selvíria, onde o programa é desenvolvido com apoio da Prefeitura Municipal daquele município. Com supervisão de Kennides Martins Batista Filho, os técnicos assistenciais Luciana de Lima Rodrigues e Henrique Falco Batista, ambos médicos veterinários, têm assistido os produtores, levando acesso à tecnologia e conhecimentos importantes que tem impulsionado a atividade. Já no Estado, são atendidas cerca de 850 propriedades rurais em 50 municípios.

     Para conhecer, na íntegra, o conteúdo das instruções normativas, clique no link: https://portal.sistemafamasul.com.br/artigos/nova-regulamentação-do-mercado-do-leite

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog