Na última sexta-feira (21), o MDB se reuniu pela segunda vez no ano para discutir as eleições municipais de 2020. Após a abertura da reunião, o vereador e líder de bancada do partido na Câmara, Moysés Chama, afirmou que buscará a reeleição e irá trabalhar para conseguir que o partido eleja mais representantes no Legislativo.
Ex-prefeito e marido de Sirlei, Dr. Vilson Melo também fez uso da palavra, agradeceu a presença de todos e falou das qualidades que um candidato à prefeitura precisa ter, “administrar não é só tapar buraco” afirmou. Ao relembrar momentos de seu mandato, onde a esposa participou de modo ativo, o ex-prefeito ainda fez questão de destacar que de todos os candidatos, Sirlei é a mais preparada.
Os pré-candidatos para ocupar vaga na Câmara de Vereadores também tiveram seu momento de fala e Ber Galter colocou seu nome à disposição do partido para que, juntos, tenham condições de vencer a eleição. Já Edilson falou sobre as dificuldades que o município enfrenta e que está disposto a trabalhar para mudar essa realidade, “falta saúde, cultura e esporte em Aparecida do Taboado”, destacou.
O ex-vereador Jairo Carlos também esteve presente e afirmou que será candidato novamente. Ele ressaltou que foram as pessoas que o convenceram a se envolver com a política mais uma vez, “as pessoas de bem estão se calando, é preciso mudar essa realidade”, enfatizou. E Carlos Humberto Batalha, advogado e ex-vereador, utilizou de sua fala para declarar que irá se desdobrar para levar o nome de Sirlei Melo pelo município “é preciso dar credibilidade às mulheres”, reforçou.
Vale lembrar que se a candidatura de pré-candidata for confirmada na convenção municipal do partido, Sirlei será a primeira mulher a disputar uma eleição encabeçando chapa majoritária em Aparecida do Taboado. Além disso, ela ainda sustenta o título de primeira – e até agora única – mulher a presidir a Casa de Leis do município, na 14ª Legislatura (2001/2002).
Sirlei foi a última a falar e relembrou a história política do MDB, reconheceu os erros do partido, mas afirmou que os membros do município sempre foram muito honestos. Ainda citou alguns desafios que irá enfrentar durante a campanha para fazer com que um município com tanto potencial para o crescimento se desenvolva de fato e destacou que Aparecida do Taboado é hoje um dos maiores produtores de tilápia do país, “isso precisa ser valorizado”.
Não deixou de lado a luta do movimento SOS Paraná, que atualmente aguarda uma audiência pública no Senado, marcada para o próximo dia 4 de março a pedido da senadora Soraya Thronicke e ainda falou sobre processos na justiça em que é uma das partes envolvidas, esclarecendo sobre polêmicas e especulações que envolvem seu nome.
No fim da sua fala, Sirlei citou algumas ações de governo que pretende colocar em prática caso seu nome seja aprovado na convenção e disse que o trabalho em prol de Aparecida do Taboado começará já no dia 5 de outubro. Entretanto, explicou que a participação de todos na elaboração do plano de governo será fundamental e finalizou encorajando o público feminino a se envolver mais com a política, “nós mulheres precisamos sair um pouquinho mais das quatro paredes da nossa casa e lutar por aquilo em que a gente acredita”, finalizou.