/

O QUE ENTENDO POR TRANSFORMAÇÃO

3 minutos de leitura

    Entendo que um dos grandes desafios de um prefeito, na atualidade, é buscar verbas e com isso aumentar a receita da cidade. Todos sabemos que o município, infelizmente, é o que menos arrecada.  Há uma luta pra que isso venha a mudar, pra que os impostos fiquem mais no próprio município, mas por enquanto não é o que ocorre. Então, prefeito ativo é prefeito que se mexe, que marca presença em Campo Grande, em Brasília, com deputados, senadores, governador, ou seja, com todas as esferas, porque são essas pontes e esse encurtamento de distâncias que garantem mais recursos para o município. A nossa administração foi incansável nesse trabalho. E claro, precisamos ter uma máquina administrativa que funcione a todo vapor, porque a conquista de recursos está atrelada à nossa capacidade de elaborar projetos, eles são fundamentais. A gente não pode só chegar com o pires na mão, temos que esclarecer o que necessitamos, como e o porquê.
    Acho que aí está a grande felicidade da nossa administração, encurtar distâncias, fazer parcerias acima de qualquer interesse partidário, tendo como objetivo único Aparecida do Taboado. E o grande acerto, ao meu ver, foi o entendimento, a interpretação, que foi feita lá em 2012, de que era preciso cuidar, zelar do desenvolvimento do município. Se não investíssemos pesadamente em infraestrutura, como obras de asfaltamento, abastecimento de água, contorno rodoviário, esgoto, se não lutássemos pra adiantar o projeto habitacional, haveria grande risco de um colapso no futuro, porque crescer, apenas, não seria o suficiente para qualidade de vida das pessoas, era preciso qualificar esse crescimento.
    Aliás, quando a gente aborda esse tema “crescimento das cidades”, basta olhar os vários exemplos de crescimento desordenado que temos no Brasil, e o que isso acarreta: marginalização, falta de água, prejuízos pra saúde, entre tantos outros problemas. O Brasil se tornou um país urbano muito rapidamente, Aparecida, por exemplo, há mais ou menos trinta anos, era uma cidade com fortes características rurais. De uma forma muito rápida, nesse começo dos anos 2000, todos nós nos deparamos com esse desafio: garantir um bom crescimento às nossas cidades, com qualidade de vida para todos.
    Quando se falou das obras atualmente realizadas, houve um entendimento equivocado por parte de alguns. Parecia que estávamos desqualificando o trabalho dos demais prefeitos. Essa jamais foi a intenção, pelo contrário, não houve em nenhum momento a ideia de que essa administração fosse “mudar tudo”, sequer fizemos esse discurso, nem foi essa a palavra usada, mas sim transformação, no sentido de transformar o jeito de governar, mudar  o ritmo, não perder o bonde da história.
    Não há nenhuma pretensão desta gestão em ser responsável única pelo desenvolvimento do município, este é conquista de toda a sociedade, que trabalha, acorda cedo, paga impostos, fiscaliza, cobra e exige, com razão, de seus governantes. É uma conquista também de todas as lideranças municipais, da Câmara de Vereadores, do Poder Judiciário e dos meios de comunicação. O político é apenas alguém que em um determinado pleito oferece um ponto de vista, entre outros, e democraticamente aguarda a decisão da sociedade. Temos nos dedicado a pensar junto com Taboado.  O pleito de 2012 nos mostrou isso, ali ficou claro que o entendimento da população era de que havia um grande desafio: construir condições para um novo ciclo de desenvolvimento para cidade. Nós pensamos assim, oferecemos esse ponto de vista, democraticamente. E graças a Deus e ao empenho de todos já estamos colhendo bons resultados.

José Robson Samara 
Prefeito de Aparecida do Taboado
(Adm. 2013/2016)

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog