/

Obras na hidrovia Tietê-Paraná são iniciadas

2 minutos de leitura

Obras do derrocamento do pedral de Nova Avanhandava, na hidrovia Tietê-Paraná, próximo às hidrelétricas Três Irmãos e Ilha Solteira foram iniciadas. Serão retiradas rochas ao longo de 10km do rio, garantindo uma profundidade de pelo menos 3 m e contribuindo para a navegabilidade da hidrovia mesmo em períodos de baixa incidência de chuvas.

      Serão retirados mais de 700 mil metros cúbicos (m³) de rochas que têm impedido a travessia de embarcações no trecho, prejudicando o escoamento da produção pela hidrovia. O derrocamento beneficiará diretamente os estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que utilizam o rio Tietê-Paraná para vazão de grãos e outros insumos, em direção ao Porto de Santos.

      O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, acompanhado pelo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou, nesta quinta-feira (23), em Buritama (SP) da cerimônia de autorização da obra.

      Segundo Quintella, a obra é fundamental para o setor produtivo da região devido ao aumento da capacidade da hidrovia.

      “O derrocamento proporcionará a ampliação do período de navegação pela hidrovia, permitindo que, durante todo o ano, mesmo em períodos de baixa incidência de chuvas, as embarcações transportem as cargas ao longo deste trecho. A obra contribuirá tanto para economia de São Paulo, berço da hidrovia, quanto para outros estados atendidos diretamente pelo rio e para todo o País”, avaliou.

      A intervenção faz parte de um rol de projetos que compõem o Protocolo de Intenções firmado entre o Ministério e o governo do Estado de São Paulo, com vigência até 2020.

      A obra será realizada pelo consórcio Queiroz Galvão/Cetenco, vencedor do processo licitatório realizado em junho de 2016 pelo Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH-SP). Com investimentos previstos de R$ 181,5 milhões, a expectativa é de que a derrocagem seja concluída até agosto de 2019.

Tietê-Paraná

      A hidrovia Tietê-Paraná é considerada uma via fundamental para o escoamento da produção agrícola dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e parte de Rondônia, Tocantins e Minas Gerais.

      De acordo com o relatório da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que demonstra o desempenho do setor no último ano, a hidrovia alcançou uma evolução significativa. Registrou um aumento de 36% do volume de cargas mesmo após o período de crise hídrica, ocorrido entre os anos 2014 e 2016, transportando mais de 6 milhões de toneladas de produtos e insumos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog