Como parte do processo de informatização da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Aparecida do Taboado implantou projeto piloto em três unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e disponibilizou tablets para otimizar o trabalho prestado pelos agentes comunitários de Saúde.
O principal objetivo do projeto piloto, segundo informou o prefeito José Natan, é oferecer mecanismos para dar agilidade ao serviço prestado, melhorando não só a qualidade do atendimento à população, mas também as condições para o agente de saúde que passará a alimentar o sistema em tempo real, mesmo sem internet (off-line). “Antes, esse trabalho era feito manualmente e lançado no sistema ao final do dia. Agora, eles poderão fazer na hora, trazendo agilidade ao atendimento e ao serviço”, comentou.
Segundo a secretária Daiane Pupin, a expectativa é que essa implantação traga melhor rendimento ao trabalho prestado pelos agentes, “se as expectativas forem alcançadas, os 45 agentes de saúde receberão o equipamento e, assim, levaremos a informatização para todas as equipes locais”, disse ela.
Ao todo, o município conta com equipes de agentes comunitários de saúde atuando em 6 unidades de ESF e metade faz parte do projeto piloto.
A entrega dos aparelhos aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 16 de junho, na ESF Jardim do Lago, onde as equipes já passaram por treinamento especializado visando obter o domínio das técnicas necessárias para utilização do sistema instalado nos tablets.