Apesar do alto endividamento das famílias e das empresas, a economia brasileira já começou a dar sinais de retomada no crescimento, afirmou a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques.
Durante reunião com o presidente Michel Temer e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, a presidente do banco de fomento disse que o “vale já passou” e já é possível vislumbrar uma melhora nas condições da economia. Para Maria Silvia, o BNDES tem papel fundamental no investimento em setores importantes e não ociosos da economia, como a agricultura, infraestrutura e óleo e gás.
“Apenas três setores não têm capacidade ociosa: infraestrutura, agricultura e óleo e gás”, declarou ressaltando que o trabalho no setor de infraestrutura é tratado “cotidianamente” pelo BNDES. Como exemplo do financiamento do banco a setores econômicos, Maria Silvia citou a recente liberação de pouco mais de R$ 2 bilhões para a construção da linha de transmissão da usina hidrelétrica de Belo Monte e os leilões de energia elétrica realizados no ultimo mês.
Diante da ociosidade de setores que ainda sofrem com consequências da crise econômica, Maria Silvia defendeu o investimento do banco em infraestrutura e os avaliou como “prioridade” para gerar maior produtividade no País. “Esses investimentos em infraestrutura são muito importantes. São prioridade e, mais do que não ter capacidade ociosa, o País precisa de produtividade”, completou.
Como forma de melhorar gargalos em infraestrutura, o governo federal lançou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que reúne um pacote de concessões à iniciativa privada em diversos setores como o aeroportuário, rodoviário e de energia elétrica. Em março, serão leiloados os aeroportos de Florianópolis, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza, que contarão com financiamento do BNDES.