O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, foi homenageado na solenidade de posse da nova diretoria da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS.
A cerimônia foi realizada neste sábado (13), em Campo Grande, e teve a participação de várias lideranças políticas e rurais, autoridades, associados, membros dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul e representantes da Aprosoja Brasil.
A homenagem foi feita por meio de uma placa entregue pelo novo presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, que presidia interinamente o cargo desde agosto de 2015, no lugar de Mauricio Saito.
“Mauricio, obrigado pelo brilhante trabalho de desenvolvimento e credibilidade realizado na Aprosoja/MS, assim como tem feito à frente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS, com sua diretoria. Assumindo com você a vice-presidência, desde o começo da gestão, presenciei seu comprometimento na condução da nossa Associação aos patamares que hoje ela se encontra”, declarou Christiano Bortolotto.
Mauricio Saito foi presidente da Aprosoja/MS na gestão 2014/2015. Em seu discurso, destacou as conquistas alcançadas pelo setor, mesmo em momentos de grandes desafios, tanto econômicos quanto climáticos. Pontuou o esforço do produtor rural, a chegada da soja no Brasil e comentou, especialmente, sobre a fé do homem do campo.
“Ainda temos muito a plantar, assim como temos muito a colher. Em meio a sucessivas safras recordes, é comum nos esquecermos que a soja é uma produção recente em nosso país. A leguminosa foi cultivada pela primeira vez em solos brasileiros em 1901, com expansão em Mato Grosso do Sul na década de 70, tudo muito recente e com muito empenho. Christiano, você assume a presidência da Aprosoja/MS com uma notória trajetória de dedicação e com espírito jovem, assim como a soja é para nosso país. Que além do trabalho e esforço, você e sua equipe mantenham essa fé característica do produtor rural. Lembrem-se de que a fé é contrária à dúvida, exatamente como tem sido a história da soja em nosso estado”, afirmou.
A solenidade deste sábado teve a presença do vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; da diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Candido, do tesoureiro, Luis Alberto Moraes Novaes; e do superintendente do Sebar/MS, Rogério Beretta.
O evento também teve a participação do presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Sérgio Correa da Costa; do representante do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, José Aluízio; do representante do Sindicato Rural Chapadão do Sul, Jorge Michels; do presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke; do presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antônio do Amaral; da presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e vice-presidente regional da Famasul, Edy Elaine Biondo Tarrafel; do presidente do Sindicato Rural de Itaporã, Otávio Vieira de Mello; do presidente do Sindicato Rural de Vicentina, Valter Dalla Valle; do presidente do Sindicato Rural de Bandeirantes, João Nelson Lyrio, do presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Luiz Otávio Britto Fernandes; do presidente do Sindicato Rural de Anastácio, Moezis José dos Santos, do presidente do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, Eduardo Antônio Sanchez; e da presidente do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul, Telma Menezes de Araújo.
Integram a nova diretoria da Aprosoja/MS, eleita por unanimidade em novembro do ano passado, o vice-presidente, Sergio Luiz Marcon, junto aos diretores administrativos, André Figueiredo Dobashi e Luis Carlos Seibt; diretores financeiros, Rodrigo Ângelo Lorenzeti e Thaís Carbonaro Faleiros, além dos diretores regionais Jorge Michelc, Lucio Damalia, Juliano Schmaedecke e Roger Azevedo Introvini; conselheiros Almir Dalpasquale, Antônio de Moraes Ribeiro Neto e Jaasiel Marques da Silva, os suplentes: César Roberto Dierings, Heberton José Andrade e Paulo Renato Stefanelo.