De acordo com a legislação vigente da ANEEL, o leiturista da Energisa tem a prerrogativa de coletar a leitura apenas a cada três meses na propriedade. Nesse período, a conta de energia é calculada com base na média dos últimos 12 meses, que corresponde à soma das doze últimas faturas dividida por 12. O valor resultante será o montante cobrado do consumidor até a próxima visita do leiturista.
Para ajudar os consumidores de aparecidenses que residem na Zona Rural a evitar prejuízos, o PROCON APT orienta sobre como realizar a autoleitura de maneira simples e eficaz. Até três dias antes da data de leitura indicada na conta, o cliente deve informar à Energisa o número exibido no visor do medidor de energia.
O medidor apresenta o consumo de energia em um visor. Sem tocar na caixa de medição, o cliente deve anotar os números e enviar as informações por meio dos canais de atendimento da Energisa. Para medidores que possuem duas sequências de leitura, como os de Unidades Consumidoras com Geração Distribuída e irrigantes, ambas as sequências devem ser informadas. Também é possível enviar uma foto legível da leitura do medidor através dos canais digitais ou apresentá-la pessoalmente a um atendente na Agência da Energisa localizada na Avenida Presidente Vargas.
A Coordenadora do PROCON APT, Carla Lima destaca a importância de realizar a leitura na data correta, observando o número exato que aparece no visor do medidor, para evitar erros na emissão da conta. O envio da autoleitura pode ser feito pelo aplicativo Energisa On, pela central de atendimento telefônico, pelo site energisa.com.br ou pelo WhatsApp da Gisa.
Para maior segurança, o PROCON APT recomenda que o cliente realize o procedimento pessoalmente na Agência da Energisa do município e solicite um comprovante de atendimento.
Para realizar a autoleitura pelo aplicativo Energisa On, basta acessar com seus dados, selecionar a opção “Serviços” e, em seguida, clicar no ícone “Informar leitura”. Se optar pelos serviços no site www.energisa.com.br, é necessário se cadastrar na Agência Virtual, clicar em “Sua Fatura” e depois em “Informar leitura”. Para aqueles que preferem a opção por telefone, é possível encontrar os números de atendimento da Energisa, tanto do call center quanto do WhatsApp da Gisa, nos links a seguir, https://ajuda.energisa.com.br/orientacoes/#canais-atendimento que variam conforme a região.