Aparecida do Taboado (MS) – As longas e, por vezes, demoradas filas em bancos tem sido um problema recorrente que tem assolado os aparecidenses, principalmente nos últimos 5 meses. Para buscar resolver o impasse, o diretor do Procon Municipal, Jary Augusto Silva, se reuniu nesta quarta-feira (18) com gerentes e representantes de instituições financeiras do município para discutir as principais reclamações. A reunião teve a parceria da Associação Comercial e Industrial (ACIAT), onde o encontro foi realizado.
Segundo os banqueiros, o movimento nas agências apresenta fluxo maior na primeira quinzena do mês, quando acontece o pagamento da maioria dos trabalhadores, bem como para aposentados e pensionistas. E é neste período também que costumam vencer a maioria dos boletos empresariais, ocasionando, assim, o impasse.
No entanto, eles garantem que se os usuários passarem a utilizar os aplicativos oferecidos pelas agências, que são 100% seguros, bem como se adaptassem às operações nos caixas de autoatendimento, a espera nas filas seriam significativamente reduzidas e os usuários, principalmente os clientes, ganhariam tempo nas transações.
Segundo Jary, este é um problema – talvez de origem cultural – que pode demandar tempo para conscientizar a população, no entanto, será iniciado um trabalho em conjunto para atingir o objetivo, “ficou acordado que as instituições ficarão responsáveis por desenvolver um trabalho de marketing, apoiadas pelo Procon, para incentivar os usuários a utilizarem mais os aplicativos disponíveis”, afirmou. Além disso, os bancos se comprometeram a receber os boletos emitidos por suas agências, independente do valor.
Uma nova reunião deve ser realizada daqui a 15 dias para tratar sobre as medidas que foram adotadas e avaliar os resultados obtidos.



