Aparecida do Taboado (MS) – As compras dos produtos de limpeza costumam ser itens de alto custo no orçamento da casa. Além disso, por serem feitos a partir de substâncias químicas, podem causar intoxicação se utilizadas de forma incorreta. Segundo pesquisas dos Centros de Controle de Intoxicação do Brasil, medicamentos e produtos de limpeza são as maiores causas de intoxicação, principalmente em crianças. Considerando isso, a fabricação caseira de produtos de limpeza é uma alternativa mais natural e que oferece menos riscos para quem utiliza.
O Sindicato Rural de Aparecida do Taboado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS), ofereceu, no período de 21 a 22 de novembro, o curso de Fabricação de Produtos de Limpeza para 15 participantes.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez, o objetivo da capacitação foi fabricar produtos de limpeza de forma alternativa para consumo próprio; proporcionando aos participantes embasamentos teóricos, tais como: histórico, equipamentos de proteção e considerações técnicas. “São utilizadas técnicas de preparo de diversos produtos: sabão em barra, sabão líquido, sabão em gel, sabão em pó, desinfetante, detergente, limpa-piso, amaciante e extração artesanal de essências”, informou ele.
A instrutora do Senar/MS, Rosita das Graças Teixeira, explicou que os produtos fabricados em casa possuem excelente qualidade, além de mais baratos. Ao aproveitar os recursos disponíveis na propriedade rural, o produtor pode economizar dentro do orçamento doméstico. “São produtos de qualidade com custo de produção mais baixo, o que compensa muito”, afirma a instrutora.
Ela destacou que a utilização de recursos naturais é a base da fabricação destes produtos. “Produzimos sabão utilizando ingredientes como fubá, farinha, banha de porco velha, óleo usado, álcool, mandioca e até mesmo frutas”, destaca.
Os cuidados com o meio ambiente também são uma das preocupações no curso. Durante todo o preparo dos produtos caseiros, há reutilização de embalagens, o que ajuda na preservação ambiental. Há também a conscientização sobre o descarte adequado dos produtos, principalmente os químicos.
O Sindicato Rural sempre está promovendo em parceria com o SENAR/MS cursos gratuitos para a população, que além de contribuir para que as pessoas produzam seus próprios alimentos em casa, também é uma fonte de renda, pois quando aprendem podem estar fazendo os produtos para comercializar.
Mais Recente de Blog
O CarnaVirou 2026 já tem data marcada e os ingressos estão oficialmente disponíveis para retirada. O
O deputado estadual Coronel David (PL) cumpriu agenda nesta quarta-feira (28) na Seilog (Secretaria de Estado
Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até sábado (31) para fazer o
Mato Grosso do Sul já registrou 577 casos prováveis de Dengue, sendo 23 casos confirmados, em
As inscrições gratuitas para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 podem
