/

PROERD pode voltar a funcionar em Aparecida do Taboado

1 min de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD) está sendo analisado para voltar a funcionar nas escolas municipais de Aparecida do Taboado neste ano.
    Segundo o comandante da Polícia Militar, aspirante Kleber de Souza Oliveira, o programa foi apresentado para a Secretaria Municipal de Educação no último mês e o secretário, Joaquim Donizete de Matos, se mostrou entusiasmado.
    O PROERD é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U.A), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias. “Este é um programa sério, pertencente ao Governo do Estado, por isso primeiramente vamos firmar o convênio com a Prefeitura e depois daremos início nas escolas municipais inicialmente”, explicou o comandante.
    O aspirante Kleber ressaltou ainda que futuramente o PROERD pode ser estendido para as escolas estaduais e até mesmo particulares. Segundo informou, para executar o programa no município será preciso que um policial passe por capacitação pedagógica e didática de dois meses.
    O PROERD será ministrado por semestre. Cada um terá 10 aulas, nas quais as crianças aprenderão sobre o perigo das drogas, violência e questões diversas relacionadas. “A PM trabalha há anos no Estado com o programa. Existe até uma coordenadoria que trabalha só com o PROERD. O foco é orientar sobre os danos das drogas, mas ao mesmo tempo trabalha-se cidadania e respeito, que influenciam no comportamento do aluno não somente na escola, mas em casa, no convívio com a família”, enfatizou o comandante.
    Em Mato Grosso do Sul a ação ocorre desde 1997. Somente em 2014, na Capital, 5.773 crianças participaram. No interior houve o envolvimento de 12.873 crianças no mesmo ano.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog