A Prefeitura de Aparecida do Taboado realizou, no sábado, 28, na Unidade Básica de Saúde “Manoel Rodrigues da Silva” (Postão), um mutirão para análise oftalmológica em 253 cidadãos com idade acima de 50 anos. A ação faz parte do programa “Um Novo Olhar”, criado com o objetivo de zerar com a demanda de cirurgias eletivas de catarata.
O mutirão atendeu àqueles que, por suspeitarem ter catarata, solicitaram encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro para receber a avaliação. Os atendimentos foram acompanhados pelo prefeito Robinho Samara; primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco; secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino; vereador José de Matos (Zezão PT); e equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
“A nossa intenção aqui hoje é oferecer para estas pessoas a oportunidade de voltar a enxergar melhor, além de zerar com a demanda desta cirurgia no município. Atingimos nossa meta e estamos contentes com o número de aparecidenses atendidos por este programa”, falou Robinho.
Do número de atendidos, 131 necessitarão de cirurgia de catarata. As operações ocorrerão no mês de novembro, em datas agendadas pelo médico oftalmologista, Drº Silvestre Muniz de Araújo, segundo informou o secretário de Saúde.
Márcio Garcia aproveitou a oportunidade para agradecer aos funcionários da Saúde que colaboraram para a realização do evento, mesmo sendo o Dia do Servidor Público. O programa “Um Novo Olhar” foi iniciado no dia 13 de outubro, desde então, pessoas estão sendo operadas dos olhos para a recuperação de suas visões.
Para iniciar o programa a Prefeitura criou um cadastro de cidadãos acima de 50 anos que necessitavam da intervenção cirúrgica nos olhos. Inicialmente foram operados 28 aparecidenses na FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado). Eles posteriormente serão avaliados em um retorno.