A escola municipal Joaquim Camargo, localizada no Bairro Véstia, em Selvíria, recebe nesta semana uma ação itinerante de arte-educação, período em que o artista urbano Well Rodrigues está executando uma pintura inédita na fachada do prédio.
Paralelamente, está ocorrendo uma imersão com arte-educadores para ensinar alunos de 10 a 18 anos aspectos básicos da técnica de desenho, desde o croqui até a utilização de tintas.
É o encerramento do primeiro ano do Proje7o Arco-Íris, desenvolvido pela produtora Burburinho Cultural que, nos últimos meses, envolveu sete escolas públicas no país, no estado de São Paulo (Guaratinguetá, São Bernardo do Campo e na capital São Paulo), em Santa Catarina (cidade de Lajes), no Paraná (na capital Curitiba), no Rio de Janeiro (em Niterói), e agora no Mato Grosso do Sul (em Selvíria).
Os alunos, junto aos grafiteiros e arte-educadores, realizam murais de graffiti de grandes dimensões em suas escolas, além de revitalizá-las, deixando um legado cultural, formativo e estético.
Em Selvíria a temática é alusiva a fauna e flora de Mato Grosso do Sul, tendo nos desenhos feitos animais como o tucano, lobo-guará, capivara, onça-pintada e arara-canindé. “Aqui em nossa escola, com certeza, será uma ação que trará grandes transformações, gerando um impacto visual muito positivo em toda a comunidade, será algo novo. Mas acreditamos que a maior transformação será gerada nos alunos, que estarão diretamente envolvidos nas oficinas e no acontecimento de todo o projeto dos desenhos nos muros da escola, isso trará um maior poder de pertencimento a eles, além de trazer algo novo, de maneira lúdica, através da arte”, destaca o diretor da escola Joaquim Camargo, Alan Souza.
A ação, que começou na última segunda-feira (26), será encerrada nesta sexta (1º), com a inauguração do Mural Grafitti.