Selvíria (MS) – O prefeito José Fernando Barbosa e o gestor municipal Valticinez Santiago estiveram em Manaus-AM no mês passado, a convite da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, para participar do 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, que aconteceu de 22 a 24 de novembro na capital amazonense. O tema deste ano foi: “Turismo Sustentável em Desenvolvimento e Patrimônio Natural”.
O objetivo principal da participação dos selvirienses no evento foi a apresentação à nível nacional e internacional do projeto: “Adote uma Nascente”, de autoria de Valticinez. Através do Projeto – aprovado recentemente pelo Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – CONFULES –, Selvíria será contemplada com R$ 180 mil através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) para a recuperação de nascentes situadas, principalmente, em assentamentos locais, bem como em outros pontos do município.
Em outra ocasião, Valticinez comentou sobre a importância do projeto: “sabemos que a água é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, pois todos os setores de atividade humana necessitam dela para desempenharem suas funções cotidianas. Recuperando e mantendo nossas nascentes só teremos a ganhar e a natureza agradece”, disse.
Sobre a conquista, ele fez questão de tecer agradecimentos, “gostaria de agradecer pelo empenho do Sandro Fantini, que intermediou junto ao Governo do Estado, e nos passou as diretrizes para a apresentação do projeto. Agradeço também todo o apoio que estamos recebendo por parte da gestão municipal e afirmo que com união conseguiremos ir mais longe”, frisou.
O prefeito enfatizou sobre a participação no encontro: “é uma honra participar de um evento gigante como este, onde são priorizados a valorização e o fortalecimento do potencial de cidades históricas, turísticas e dos sítios do patrimônio mundial natural e cultural no Brasil. Sem dúvida os participantes saem daqui com uma grande bagagem para fortalecimento da capacidade local, e poder de cooperação e de potencial no que diz respeito a geração de riquezas, trabalho e renda”.
O encontro foi palco de debates que abordaram o papel dessas localidades na dinamização econômica, social, cultural e turística. Também possibilitou dar continuidade às ações para construção do Plano Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial e o desenvolvimento das cidades históricas turísticas.