/

Queimar lixo no quintal é proibido e poderá gerar multa

1 min de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Colocar fogo em lixo doméstico, em folhas secas ou em terrenos baldios, além de ser uma situação de risco é proibido por lei (ART.250-COD.PENAL). O Chefe do Setor de Fiscalização da cidade, Valdir Alves de Oliveira, orienta para que a população tenha consciência e não queime folhas, lixo e nem ateie fogo nos terrenos particulares e baldios. “As pessoas precisam ter consciência que após juntar o lixo, devem colocá-los em sacolas e sacos para que o pessoal da limpeza urbana possa fazer a coleta dos mesmos”, disse.

      De acordo com o Art. 250, causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outra pessoa, pode causar pena de reclusão de três a seis anos, e multa.

      “É importante que toda a população esteja consciente que as queimadas são prejudiciais à saúde e que agridem o meio ambiente. A principal forma de contribuir com a natureza é juntando o lixo para o caminhão de coleta”, destacou Valdir.

      O Chefe do Setor de Fiscalização informou que a queimada ultimamente está sendo usada ilegalmente para queimar lixos domiciliares. “As queimadas urbanas têm sido consideradas um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública que temos enfrentado nos dias de hoje, a fumaça tem prejudicando a saúde de crianças e adultos, principalmente aqueles com problemas respiratórios como asma, bronquite, renite alérgica e outras doenças”, informou.

      Caso seja feita denúncia ao Setor de Fiscalização, o autor, sendo identificado, irá responder pelo crime ambiental e também será autuado em 25 UFMATs, o que corresponde a R$ 618,00. “Pedimos a colaboração de toda a população antes de queimar lixo no fundo do quintal de sua casa, pois a fumaça incomoda sua vizinhança, polui o meio ambiente, agrava problemas de saúde e ainda pode afetar seu bolso”, falou Valdir.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog