Aparecida do Taboado (MS) – Um raio matou 21 cabeças de gado da raça Braford na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, em Aparecida do Taboado, na região do Cabajá.
Segundo o produtor rural Nelson F. Bernal Salvador, dono dos animais, o raio caiu no local na noite desta quarta-feira (20) e matou parte desse rebanho (150 cabeças), que estava solto no pasto.
Nelson, que é de Santa Fé do Sul, contou que tem a fazenda em Aparecida do Taboado há 28 anos e esta é a primeira vez que seus animais são vítimas de raio. Foram mortos 17 vacas, 1 boi e 3 bezerros.
Conforme informações do Sindicato Rural, a perca dos animais resulta num prejuízo estimado entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.
Especialistas alertam que os fazendeiros retirem o gado do pasto e o coloquem em um estábulo quando a chuva vier acompanhada de descargas elétricas.
A carne de animais mortos por raios fica imprópria para o consumo. O correto é enterrar as cabeças de gado atingidas. Tal procedimento foi realizado pelo produtor rural com auxílio de equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal.





