Mais de 600 animais foram vacinados contra a raiva pela equipe de agentes de controle de vetores e zoonozes, nos três assentamentos de Selvíria: Alecrim, Canoas e São Joaquim. A ação é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Na última etapa da campanha, os agentes estiveram no assentamento Alecrim, onde vacinaram 119 animais, sendo 90 cães e 29 gatos.
Cidade
A vacinação, agora, será concentrada na zona urbana de Selvíria.
No sábado (27), das 8h às 16h, a equipe de controle de vetores e zoonoses estará aplicando a vacina contra a raiva em quatro pontos da cidade: em frente a Prefeitura (Av. João Selvírio de Souza), na sede do CRAS (ao lado do Rotar Clube), no Posto de Saúde da Av. Marilúcia Torres Laluce (ao lado da escola Ana Maria de Souza) e no ESF 2 (Véstia).
Os moradores devem levar seus cães e gatos (acima de três meses e fêmeas) que não estejam prenhas)maté esses locais para serem imunizados.
Raiva
A raiva é uma doença infecciosa que não tem cura. Por isso a importância da vacinação, porque mesmo com a proteção, a circulação do vírus ainda ocorre. Animais infectados apresentam sinais clínicos neurológicos, como paralisia e falta de coordenação motora, podendo até levar à morte.
Nos seres humanos a raiva também é considerada letal e pode causar sintomas como febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.
A imunização de cães e gatos é essencial para o controle da doença e, consequentemente, evitar a transmissão para os seres humanos.