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Realidade Aumentada: do Pokémon Go aos cursos do Senai

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    Conectar um celular com o GPS, apontar a câmera, lançar a pokebola e pronto, você pegou um Pokémon. Parece simples, mas por trás desse jogo que está conquistando o mundo, está um conceito complexo e que cada vez mais faz parte do cotidiano, chamado (RA) Realidade Aumentada. Uma tecnologia que o Senai já utiliza no aprendizado há algum tempo. Um exemplo disso é o curso técnico de automação industrial, onde com o aplicativo de RA, os livros ganham vida e os alunos podem utilizar a câmera do celular ou tablet para reconhecer marcadores impressos nos livros didáticos, e assim, ter acesso aos conteúdos técnicos, simuladores, vídeos e imagens em 3D animados, que possibilitam interagir com o conteúdo. Depois de fazer o download, não é preciso utilizar a internet para usar o aplicativo. 
    Segundo o interlocutor de tecnologias educacionais do Senai MS, Arlei Nelson Aguena Flores, a realidade aumentada veio para tornar o curso mais completo. “A interação com o conteúdo do curso é bem maior. Hoje nós temos realidade aumentada em quatro cursos técnicos que são segurança no trabalho, redes de computador, automação industrial e eletroeletrônica. Basta o aluno baixar o aplicativo RA do Senai e começar a utilizar, de acordo com o curso que está fazendo. Sempre a partir do livro didático”, afirma. 
    Ele conta que acrescenta muito ao aprendizado, e enriquece muito as aulas.”Tem todo um conteúdo 3d, vídeos. O aluno consegue ver, por exemplo, o funcionamento de uma turbina, o fluxo da água. Coisa que não era possível como imagem estática no livro”, pontua.  

Como funciona:
    Após baixar o aplicativo e ter em mãos os livros didáticos impressos, o aluno irá visualizar uma relação de objetos classificados em função dos diferentes livros do curso, volumes e páginas, para que possa facilmente identificar para qual figura você deverá apontar a câmera do seu dispositivo móvel. Feito isto, o aluno já pode visualizar novos objetos de aprendizagem multimídia, que estarão sobrepostos à figura impressa.
    Em casa, o aluno pode montar um diagrama elétrico, por exemplo, tirar uma foto e enviá-la ao professor para avaliação. Também pelo aplicativo, o professor dá retorno sobre o desempenho dos alunos e, se isso for feito com a turma inteira, os alunos recebem medalhas e aparecem num ranking. 

História da Realidade Aumentada:
    A tecnologia não é um conceito novo, na verdade ela já existe há bastante tempo. Em 1990, Tom Caudell criou um sistema baseado na realidade aumentada para auxiliar mecânicos da empresa Boeing. Após colocarem uma espécie de óculos, os usuários  eram auxiliados pela ferramenta para encontrar conexões de cabos e fios corretas nos motores das aeronaves. Isso veio a facilitar muito a vida dos mecânicos, que economizavam tempo ao não precisarem ler manuais enormes dos aviões. É importante frisar que foi Tom Caudell, o primeiro pesquisador a utilizar o termo Realidade Aumentada. E de lá pra cá ela está presente em entretenimento, educação, medicina, nas indústrias em geral. 

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