Aparecida do Taboado (MS) – Representando Mato Grosso do Sul, a empresa Plastrela Embalagens Flexíveis participou do evento “Reconecta 2022” realizado pelo Ministério Público do Trabalho nos dias 20 e 21 de setembro.
O Reconecta aconteceu simultaneamente em diversos estados do país e teve o objetivo de discutir a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nas empresas, que devem adotar o cumprimento da reserva de cargos e ambientes de trabalho acessíveis para pessoas com deficiência.
Dentre os temas tratados durante o evento, foram abordados assuntos como a acessibilidade, avaliação psicossocial, educação inclusiva, habilitação profissional, emprego apoiado e cadastro nacional de pessoas com deficiência.
Considerada modelo no Estado, a Plastrela é considerada exemplo de inclusão e retenção de profissionais com deficiência.
João Adolfo Guimarães, supervisor administrativo da Plastrela, que esteve presente no evento, ressaltou que o dever sócio empresarial da empresa é promover não apenas a integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas também, a conscientização de todas as partes envolvidas, sendo gestores, empresários e familiares.
Atualmente, apenas 12% das empresas sul-mato-grossenses cumprem a Lei de Cotas. Das 403 empresas que devem cumprir a cota de contratações, considerando seu porte, apenas 47 estão adequadas à legislação.