Assessoria
Selvíria (MS) – A Provinha Brasil “Teste 1 – 2016”, que visa avaliar a alfabetização dos alunos das escolas públicas após um ano de escolaridade foi aplicada para alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino no mês de maio de 2016.
O MEC quer garantir que todas as crianças saibam realmente ler e escrever até os oito anos de idade. Com os resultados, o MEC vai poder ajudar as redes de ensino a corrigir possíveis distorções na alfabetização e preveni-las de diagnósticos tardios sobre dificuldades de aprendizagem.
O INEP, órgão vinculado ao MEC, elaborou o programa, as provas, os manuais de orientação de como aplicá-las e corrigi-las. A Secretaria Municipal de Educação Básica do MEC elaborou um roteiro de medidas que devem ser tomadas posteriormente para sanar problemas que, porventura, sejam, diagnosticados na avaliação.
A secretária municipal de Educação, Dilmárcia Alves Batista Passarin, falou que “a importância da realização da Provinha Brasil para a rede municipal de ensino de Selvíria está na análise de aproveitamento dos trabalhos que foram feitos pelas escolas em 2016 e, a partir disso, determinar as ações para aumentar os índices de aprendizagem para o próximo ano. Após analisarmos os resultados pudemos observar que foram satisfatórios. Parabéns aos nossos professores que tanto se dedicam e principalmente aos nossos queridos alunos”, falou Dilmárcia.