/

Reunião debate instalação de um Grupo de Escoteiros na cidade

1 min de leitura

    Aparecida do Taboado deve receber em breve, um clube de escoteiros. A ideia foi discutida em uma reunião realizada na noite de quinta-feira, dia 3, no Centro Pedagógico e Cultural Agrício José Tolentino. 
    “A Honra, para Escoteiros, é ser digno de confiança. Sempre alerta!”. Esse é um dos artigos da lei escoteira, escrito por Baden Powell, fundador do movimento em 1907, na Inglaterra. Muito popular em vários outros países, a organização realiza atividades que vão muito além de acender fogueiras e assar marshmallows, como retratado na maioria dos populares filmes americanos. Os escoteiros são ensinados desde cedo a partir de três princípios básicos: dever para com Deus, dever para com o próximo e dever para consigo mesmo.
    Segundo o escoteiro, Valmir da Silva Nunes, e um dos idealizadores do projeto em Aparecida do Taboado, a ideia é utilizar o escotismo para tirar crianças que vivem em áreas consideradas de risco da vulnerabilidade social.
    “O escotismo é educação. Nosso principal objetivo é ocupar essas crianças com atividades que as transformem em adultos de bem, longe da criminalidade”, disse Valmir. “No Grupo de Escoteiros eles receberão conhecimento útil, aprenderão lições de trabalho em equipe, liderança, patriotismo, preocupação com o próximo e com a natureza”, completou.
    Os grupos são montados com crianças a partir de 6 anos até pessoas com 21 anos, sendo divididos em 4 ramos: Lobinho (6 a 10 anos), Escoteiros (11 a 14 anos), Sênior (15 a 18 anos) e Pioneiro (18 a 21 anos). “Cada um tem um tipo de abordagem relacionado com a idade, sempre acompanhados por adultos responsáveis”, informou Valmir.
    Durante a reunião, o 2º Tenente do Corpo de Bombeiro, Ricardo de Araújo Salles, destacou a importância dos escoteiros para a sociedade e colocou o quartel à disposição para as aulas do grupo. “Temos um espaço amplo no quartel, que pode ser utilizado neste início, e, além disso, podemos oferecer nossos equipamentos para tirolesa e outras atividades ao ar livre”.
    Os próximos passos dos voluntários é a escolha de um nome para o Grupo; divulgação nas escolas; seleção desses meninos e meninas que querem participar; e uniformes. “Pretendemos realizar o primeiro encontro no dia 2 de abril”, informou Valmir.
    Participaram da reunião também o Professor Sidnei Alcazas, Melina Rossi de Queiroz e Ellen Cristina Queiroz Gomes Nunes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog