Aparecida do Taboado (MS) – Representantes de diversos partidos políticos estiveram reunidos na noite da última terça-feira (13), no Clube dos 35, para tratar de estratégias para a próxima eleição municipal. O objetivo é eleger o maior número possível de nomes para compor o Poder Legislativo.
O principal critério para fazer parte do grupo foi definido pelo número de votos obtidos nas últimas eleições, entre 100 e 200 votos. Eles acreditam que com uma chapa formada por 14 candidatos, uma vaga estaria garantida podendo chegar a ocupar até duas cadeiras na Câmara Municipal.
Outro objetivo é fugir dos candidatos “medalhões”, que dispõe de recursos e estrutura de campanha, o que pode ser traduzido em maior potencial de votos, tornando a disputa injusta para os demais postulantes ao cargo de vereador.
Para viabilizar o projeto, o grupo terá que filiar em um único partido, já que não há coligação para a eleição proporcional, mas essa fase ficará para o futuro, pois os aparecidenses que compareceram à reunião fizeram o compromisso de manter contato e o próximo encontro deverá ocorrer no início do mês de setembro.
Na oportunidade, não se falou em apoio a candidato a Prefeito, pois esse assunto deverá entrar em pauta somente após a estruturação do grupo e a definição do partido ao qual a chapa será registrada.
Os pré-candidatos expuseram que estão cansados de fazer parte de chapas para eleger candidatos “medalhões” e serem esquecidos após as eleições; eles estão buscando independência e união em torno de uma proposta viável para o município.
Estiveram presentes os presidentes dos PT, PSL, PSD e PRB, entre membros de outras agremiações. O grupo é composto por 30 pré-candidatos, dos quais 14 estiveram presentes. O convite foi feito no mesmo dia da reunião, o que inviabilizou a presença de maior número de pessoas. A próxima reunião será agendada com mais antecedência para que todos possam estar presentes e ampliar o debate em torno do projeto.