Santa Fé do Sul (MS) – No final do mês passado, ocorreu a primeira captação de múltiplos órgãos para transplante na Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul. O doador, do sexo masculino, tinha 46 anos, estava internado desde o dia 16 de abril devido a um acidente vascular encefálico e teve morte encefálica diagnosticada na tarde do dia 24. Após a constatação do óbito, a equipe de profissionais da Santa Casa entrevistou a família presente no hospital e obteve resposta positiva para a doação de múltiplos órgãos com a finalidade de transplante.
A equipe então notificou a OPO – Organização de Procura de Órgãos – do Hospital de Base de São José do Rio Preto, que informou a Central de Transplantes de Ribeirão Preto, onde as informações do doador foram disponibilizadas para as equipes transplantadoras a nível nacional.
Durante a madrugada, as equipes analisaram os exames e foram aceitos o fígado, rins e córneas. A cirurgia para extração dos órgãos ocorreu no centro cirúrgico e teve início às 09h, sendo finalizada às 12h30 do dia 25 de abril.
O fígado foi transportado para Ribeirão Preto e os rins e córneas para o Hospital de Base de São José Rio Preto. A Santa Casa de Santa Fé do Sul mantém sua equipe para a captação de órgãos 24 horas por dia.
A Diretoria agradece a todos os profissionais que participaram de forma direta ou indireta para que este procedimento acontecesse e aos familiares que, mesmo em um momento tão doloroso, se propuseram a fazer esta ação tão nobre que mudou a história deste hospital e vai contribuir para salvar outras vidas.