/

?Santa Fé do Sul está entre as 4 cidades do Brasil com nota máxima em acesso a saneamento básico

2 minutos de leitura

     Santa Fé do Sul (MS) – Com 31.802 habitantes segundo o IBGE, Santa Fé do Sul, localizada no Estado de São Paulo, há 22km de Aparecida do Taboado, está entre as 4 cidades do Brasil que atingiram nota máxima em ranking de acesso à saneamento básico, alcançando a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos. É o que aponta o ranking divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) nesta quarta-feira (13).

     Segundo o Ranking 2018 da Universalização do Saneamento, de 1.894 cidades avaliadas, 1.613 ou 85% do total ainda estão longe de oferecer saneamento básico para toda a população. Somente 80 cidades, cerca de 15%, atingiram a pontuação para serem classificadas na categoria mais alta – Rumo à universalização –, entre elas Ilha Solteira e Votuporanga (na nossa região), e as únicas que receberam nota máxima (500 pontos) por terem alcançado 100% da população em todos os serviços de saneamento básico foram São Caetano do Sul, Piracicaba, Santa Fé do Sul e Uchoa, todas no estado de São Paulo.

     Entre as capitais, a melhor avaliada foi Curitiba, a única que atingiu pontuação suficiente para ser classificada ena categoria "rumo à universalização" (acima de 489 pontos). Na sequência, estão Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Salvador e Porto Alegre. A pior avaliada foi Porto Velho, a única enquadrada no patamar mais baixo do ranking: "primeiros passos para a universalização". No quesito abastecimento de água, Curitiba, João Pessoa, Porto Alegre e Florianópolis atendem 100% da população. Em tratamento de esgoto, Curitiba, Salvador, Maceió e Brasília alcançaram a universalização.

     Campo Grande atingiu a pontuação de 441,71 e segue na penúltima categoria: “empenho para a universalização”. Na capital morena, apenas 72,98% da população recebe tratamento de esgoto, dos 77,84% coletados. O abastecimento de água chega a 99,82% dos habitantes e apenas 91,07% contam com a coleta de resíduos sólidos que, por sua vez, tem 100% de destinação adequada.

 

Para entender o ranking

     O ranking avaliou nesta edição 1.894 municípios de todas as regiões do país, o que corresponde a 34% do total e 67% da população do país. O levantamento reuniu os últimos dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento, do Ministério das Cidades.

     O levantamento apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e o quanto desses resíduos recebem destinação adequada. (Informações do G1)

    

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog