A Administração Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, (SP) por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital do Amor de Fernandópolis, realizou nos dias 20 e 21 de novembro, nas Escolas Municipais de Ensino Infantil orientações sobre a Campanha Passos que Salvam, que visa ampliar a conscientização sobre a prevenção do Câncer Infanto-Juvenil.
Segundo a enfermeira da Unidade Móvel do Hospital do Amor, Ariane Fernanda Muniz Cassuchi, o objetivo é sensibilizar e despertar a atenção da sociedade para o diagnóstico precoce, primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, para que cheguem mais cedo aos Centros Especializados e possam alcançar a cura. “Realizamos essas orientações nas Escolas com os professores e diretores, afinal as crianças passam a maior parte do dia na Escola”, afirmou Ariane.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), o câncer é, atualmente, a segunda causa de morte na faixa etária de 1 a 19 anos. Entretanto, os dados da entidade apontam que o índice de cura pode chegar a 80% dos casos, quando o diagnóstico é precoce.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que a cada ano, 12 mil novos casos de câncer infanto-juvenil são diagnosticados. O pico de incidência é na faixa de 4 a 5 anos e um segundo pico é observado entre os 16 e 18 anos.
As orientações foram acompanhadas pela coordenadora das ESFs do município, a enfermeira Priscila Mello.