Selvíria (MS) – Com a finalidade de acompanhar as diretrizes do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, nos dias 21 a 24 de março de 2016, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a secretaria municipal de saúde de Selvíria foi representada pelo membro do conselho de saúde Jorge Aristides Guimarães.
Em sua 12ª edição, o Congresso Internacional da Rede Unida trouxe como tema central “Diferença sim, desigualdade não: pluralidade na invenção da vida.” para iluminar o debate sobre a pluralidade da construção dos processos críticos-reflexivos no agir, no ensinar, no aprender e no produzir a saúde, que emergem como necessidades elementares para o fortalecimento do SUS e da Sociedade.
Além disso, o tema central visa valorizar a vida, enquanto representação da diversidade e também da singularidade, que se apresenta como um grande desafio no cotidiano, que nos confronta enquanto atores sociais. E, a partir disto, nos deixa a indagação: “Como potencializar a interação social no sentido do respeito ao outro, à saúde e à vida?”.
O amadurecimento das ações da Rede Unida, nos últimos anos, junto à expressiva e crescente participação do Centro-Oeste nos Encontros Regionais e Congressos Internacionais, desde 2009, fizeram com que a Coordenação Nacional escolhesse Mato Grosso do Sul para realizar o primeiro grande evento Internacional da Rede Unida, na Região. E a oportunidade de trazer o evento para um espaço universitário, consubstanciado pelo convite da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para sediar o Congresso, reforçou esta decisão.
Durante quatro dias, cerca de quatro mil congressistas, vindos das cinco regiões do país e do exterior, puderam trocar experiências, participar de atividades culturais, visitar os territórios de Campo Grande (MS), e compartilhar conhecimento sobre os mais de três mil trabalhos apresentados.
O que é a Rede Unida?
A Associação Brasileira Rede Unida (ou Rede Unida) reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social.
A principal ideia força da Rede Unida é a proposta de parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias. Não se trata de qualquer parceria: mas de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos.