Faltosos prejudicam pacientes à espera de consultas e exames
A Prefeitura de Aparecida do Taboado, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza diariamente vagas para exames e consultas médicas em diversas especialidades. Além de atendimentos nas 6 unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF), médicos especialistas atendem também na Unidade Básica de Saúde ‘Manoel Rodrigues da Silva’ ou em clínica especializada, como em casos de oftalmologia.
Um problema, porém, vem acontecendo. Muitos usuários do SUS em Aparecida do Taboado agendam exames ou consultas, mas não comparecem na unidade na data marcada. Durante o ano de 2022, mais de mil pacientes marcaram exames ou consultas médicas e não compareceram, prejudicando os que necessitam verdadeiramente de atendimento médico, conforme explica a secretária Daiane Pupin: “quando uma pessoa falta, ela prejudica outra pessoa que está na fila de espera, pois o médico fica esperando e não pode atender outro no lugar”.
Daiane faz um apelo para que, ao marcar uma consulta ou exame, os pacientes compareçam. “Se você agendou um exame ou uma consulta médica, faça o possível para comparecer. Lembre-se que, ao faltar, você prejudica outra pessoa que aguarda por esse atendimento”.
Ela ainda fez uma importante orientação: “caso a pessoa saiba que vai precisar faltar na data agendada, que ela avise a Secretaria de Saúde com antecedência que a gente consegue colocar outra pessoa no lugar”.
Total de faltosos nas seguintes especialidades médicas:
Cardiologista – 128 faltas
Dermatologista – 31 faltas
Radiologia e Diagnóstico por Imagem – 34 faltas
Gastroenterologista – 49 faltas
Ginecologista e Obstetra – 178 faltas
Neurologista – 77 faltas
Ortopedista e Traumatologista – 105 faltas
Pediatra – 80 faltas
Psiquiatra – 290 faltas
Urologista – 39 faltas
Psicólogo Clínico – 18 faltas
Totalizando 1.029 faltosos