A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria de Saúde, já está vacinando a população contra a gripe.
Ao contrário dos anos anteriores, a campanha está contemplando todos os públicos elegíveis de uma só vez, ou seja, não há escalonamento. A iniciativa facilita o acesso ao imunizante, garantindo a proteção da população de forma mais rápida. A meta é imunizar 90% de cada grupo prioritário.
Podem tomar a vacina pessoas com mais de 60 anos; Crianças de 6 meses a 5 anos (completos); gestantes e puérperas (que tiveram filhos recentemente); pessoas com deficiência e comorbidades (comprovadas com laudo); professores (as); profissionais de saúde; caminhoneiros (as); forças de segurança e salvamento, entre outros.
A influenza é uma infecção respiratória aguda que pode ser causada por diferentes tipos de vírus. A vacina é composta por fragmentos dos vírus da influenza, o que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra esses vírus, protegendo o indivíduo. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e fadiga, podendo levar a complicações graves como pneumonia, bronquite e até mesmo à morte.
Exigências
As crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), que serão vacinadas pela primeira vez contra influenza, vão ter o esquema com duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
Já pequenos que já receberam ao menos uma aplicação da vacina contra a gripe em anos anteriores vão receber apenas uma dose.
Para ter acesso a dose é preciso, além de levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto, apresentar documento que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário, ou seja, relatório médico para o portador de doença crônica; contracheque ou crachá para que o trabalhador de saúde ou professor comprove que está na ativa; e certidão de nascimento para que a puérpera comprove que teve filho nos útlimos 45 dias.
Locais de vacinação e horários:
ESF Célio Moura
(Av. João Selvírio, em frente a Prefeitura)
Terças, das 14h às 16h
Quintas, das 14h às 18h30
ESF Guadalupe
(Bairro Véstia)
Quintas, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h
ESF Rural
Última semana do mês
Terça, Assentamento São Joaquim
Quarta, Assentamento Canoas
Quinta, Assentamento Alecrim