/

Selvíria participa do programa Zoneamento Agroecológico do Governo do Estado

1 min de leitura

O Município de Selvíria está participando da terceira fase do Zoneamento Agroecológico (ZAE). O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em parceria com a Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nesta fase, o objetivo é realizar a harmonização e unificação dos estudos de solo e de zoneamento das fases anteriores. De acordo com o governo do Estado, ainda devem ser feitas a interpretação dos requisitos edáfico-climáticas das culturas e elaborar o mapa de áreas de uso restrito por condicionantes ambientais.

Além disso, nesta fase, deve ser realizado o mapeamento de solos, zoneamento agroecológico por culturas, mapas de atributo dos solos como carbono, pH, teor de argila, e incorporar estudos de água no solo e terras para irrigação.

Os dados coletados também servirão para enriquecer o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), que subsidia as tomadas de decisões dos produtores, as recomendações dos técnicos e serve como base para contratação dos seguros agrícolas e financiamentos.

“Esse trabalho propicia recomendações técnicas mais seguras e precisas e auxilia o produtor a obter melhor produtividade com menos riscos”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Assuntos Fundiários, Leandro dos Santos Fermino.

Em Selvíria, foram escavadas trincheiras em quatro propriedades rurais do Município, para a descrição de perfis de solo e realizados os estudos necessários para as recomendações que serão inseridas no ZAE da região.

O cruzamento das informações climáticas, com as necessidades das culturas resultam na indicação de aptidão daquele solo ou ainda no apontamento de suas fragilidades.

Selvíria participa do programa Zoneamento Agroecológico do Governo do Estado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog