Com temperaturas altas, chegando a até 39ºC em todo o Mato Grosso do Sul nesta semana, a penúltima do inverno, que termina no dia 23, o céu permanecerá claro e com a umidade relativa do ar podendo chegar a 20%, nível considerado crítico para a saúde e que acaba gerando problemas respiratórios.
Porém, o calor deverá ir embora entre terça e quarta-feira. Antes de se despedir, o inverno deve ter uma frente fria, prevista para chegar ao Estado na quinta-feira (15).
A chegada desta frente fria na região sul e sudeste do Estado será ocasionada pela formação de um ciclone extratropical.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Campo Grande a temperatura mínima para a semana é de 21º C, com a máxima não passando dos 36º C. Já na quarta-feira a previsão é de céu parcialmente nublado e com a umidade do ar em 30%.
Em Ponta Porã, na região sudoeste do Estado, as temperaturas permanecem estáveis e com máxima de 37ºC neste domingo e a mínima não passa dos 16ºC na quinta-feira.
Já em Aquidauana as temperaturas não devem passar dos 36ºC durante a semana e o sol predomina na maior parte da região, porém as temperaturas começam a cair a partir de quinta-feira, onde a mínima pode chegar a 20ºC.
Estações
O inverno termina na próxima quinta-feira (22) e dará lugar para a estação das flores, que possibilitará uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil.
Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação.
Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo, segundo informações do Inmet.