/

Sesi de MS e da Bahia firmam parceria para transferência de tecnologias em SST

2 minutos de leitura

    Os departamentos regionais do Sesi de Mato Grosso do Sul e da Bahia, que são referências nacionais em inovação tecnológica em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), firmaram parceria e farão o intercâmbio das metodologias desenvolvidas localmente. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07/10) ao fim do 1º Encontro Técnico sobre SST, promovido pelo Sesi de Mato Grosso do Sul no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS).
    Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a decisão norteia uma nova fase de trabalho do Sesi de Mato Grosso do Sul pautada na oferta de serviços nobres à indústria. “As empresas, mais do que nunca, estão ansiosas para atender às legislações na área de SST. E nós despontamos neste sentido com a criação de um produto de suporte e gestão altamente tecnológico, que supre completamente a demanda das empresas”, frisou.

Semelhanças
    Segundo o superintendente do Sesi da Bahia, Armando Alberto da Costa Neto, o objetivo da parceria é promover uma “fusão” entre o sistema de gestão criado pela regional sul-mato-grossense e o conhecimento acerca de absenteísmo e reabilitação gerado pela regional baiana. “No fim, teremos um sistema de atendimento em SST muito parecido nos dois Estados, com um diferencial muito grande para as empresas. Não tenho dúvidas que vai ajudar a repaginar a relação do Sesi com os seus clientes”, pontuou.
    Para o superintendente do Sesi de Mato Grosso do Sul, Bergson Amarilla, a metodologia em SST desenvolvida no Estado começou a ser criada há 3 anos, com o objetivo de monitorar e fazer ações preventivas para evitar afastamentos e acidentes de trabalho. “Criamos um método capaz de fazer com que os gestores da indústria possam ter, on-line e diariamente, o acompanhamento de como que se comporta a força de trabalho com relação a afastamentos por licença, acidentes, onde e como e porque ocorrem, quais os grupos de doenças que acometem mais esse grupo de trabalhadores, entre outros pontos. Hoje, o Sesi tem um instrumento que é um diferencial para os trabalhadores da indústria de micro, pequeno, médio e grande porte”, esclareceu.

Referência em SST
    Mato Grosso do Sul e Bahia integram uma plataforma nacional de inovação tecnológica em SST, junto com mais seis regionais. Mato Grosso do Sul é referência em inteligência e gestão, enquanto a Bahia é referência em gestão do absenteísmo e reabilitação. As outras regionais são as de Santa Catarina (referência em tecnologias para SST), Paraná (longevidade e produtividade), Rio de Janeiro (higiene ocupacional), Rio Grande do Sul (gestão de fatores psicossociais), Minas Gerais (ergonomia) e Ceará (métricas para saúde).
    Ainda em 2016 será iniciada a construção do Sesi SST (Centro de Referência de Inovação em Saúde e Segurança no Trabalho). A obra está localizada no centro de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, e será modelo em gestão para o País, com salas de treinamento, salas de atendimento em saúde, salas de reunião e auditório, tudo planejado para atender às necessidades das empresas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog