Aparecida do Taboado (MS) – A sessão da Câmara Municipal realizada nesta segunda-feira (27) contou apenas com uma indicação apresentada pelo edil Moysés Chama de Carvalho (MDB). O documento, de nº 84/2018, trata sobre pedido de envio de expediente ao Prefeito Municipal, José Robson Samara Rodrigues de Almeida, com cópia à senhora Maria Margarida de Matos, secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, solicitando a instalação de parques infantis adaptados com brinquedos inclusivos para crianças com necessidades especiais.
O autor apresentou como justificativa que a acessibilidade deve estar cada vez mais presente no dia a dia das pessoas com deficiência. Seja menino, menina, com deficiência ou não.
O edil ponderou ainda que se há uma coisa que não muda de criança para criança é a vontade e a energia para brincar e para evitar que ninguém fique de fora das brincadeiras, se faz necessária a tomada de medidas para permitir o acesso de todas as crianças e jovens, a exemplo da iniciativa da Prefeitura de Curitiba, que inaugurou a Roda Inclusiva em um parque, sendo o primeiro parquinho daquela capital com brinquedos adaptados.
Curitiba
A cidade de Curitiba adquiriu kits que reúne 4 brinquedos para parques desenvolvidos especialmente e de forma segura para crianças e jovens com deficiência, que são brinquedos de parques inclusivos e alguns itinerantes que podem ser incluídos em parquinhos que já existem na cidade. Só para referendar o que estamos citando, no caso de Curitiba os brinquedos adaptados foram desenvolvidos por uma equipe da IMOVE, braço da empresa curitibana Anjus.
A instalação de brinquedos nos parquinhos públicos significa respeito aos cidadãos com deficiência e seus familiares, que podem ter momentos de lazer e de convivência. É um direito das pessoas com deficiência ter a possibilidade de uso de todos os espaços. A intenção é aprimorar equipamentos específicos para que crianças com deficiências possam brincar no mesmo espaço dividindo inclusive o mesmo brinquedo.
Assim como Curitiba, Aparecida do Taboado poderia ser mais uma vez exemplo para o país e para o estado de MS.

