
Aparecida do Taboado (MS) – Dos 18 estudantes que iniciaram o Programa Jovem Aprendiz Rural do Senar-MS em janeiro deste ano, dezesseis concluíram o curso de aprendizagem em Mecânico de Manutenção de Tratores e receberam os certificados na noite de quinta-feira, dia 6 de dezembro.
O programa, que aconteceu pela primeira vez no município, foi realizado através de uma parceria entre o Sindicato Rural, o Senar e a Usina Alcoolvale. Com duração de 1 ano, o curso possibilitou aos participantes o registro em carteira com remuneração de 1 salário mínimo, bolsa de estudos, assistência médica e odontológica, transporte, alimentação na empresa e seguro de vida.
Na cerimônia de entrega de certificados, o presidente do Sindicato, Eduardo Sanchez, destacou que a importância da educação, “educar é preparar para a vida e é uma obrigação não só do Estado, mas das lideranças como o Senar e o Sindicato Rural, pois só através da Educação é que se alcança a evolução e o crescimento”.

O gerente administrativo da Alcoolvale, José Aparecido da Silva, falou sobre a oportunidade de compartilhar conhecimento e lembrou que a demanda por profissionais desta área é crescente no município, sendo uma das maiores dificuldades da indústria, “agora temos 16 técnicos disponíveis no mercado e tenho certeza que estão preparados para atuarem no mercado, no entanto, sugiro que continuem estudando e aprofundando cada vez mais os conhecimentos”.
Ele ainda falou sobre a qualidade do curso, “não formamos apenas mecânicos, mas cidadãos. A preparação que hoje se reflete vai além da qualificação. Colocamos profissionais com conceitos e regras que podem atual em qualquer empresa do porte da Alcoolvale”.
Já a supervisora regional do Senar, Silmara Gonçalves, que na oportunidade representou o presidente da Famasul, Maurício Saito, disse que como esta foi a 1ª turma, alguns ajustes tiveram que ser feitos, “mas o resultado foi um aprendizado que não termina aqui”. Ela ainda destacou que a formação de novas turmas será um desafio e um estímulo.

O orador da turma, aluno Fábio Augusto Barbosa, defendeu que durante o curso todos tiveram que superar desafios, “todo mundo venceu de algum jeito para estar aqui”, acrescentando a satisfação de concluírem juntos esta etapa, “é uma alegria enorme para nós poder chegar a conclusão do curso e gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos, principalmente os professores e pessoal da Usina por toda paciência e dedicação”, falou.
Ao encerrar, Eduardo Sanchez usou uma frase do filósofo e doutor em Educação, Mário Sérgio Cortella, para parabenizar às mães dos estudantes por incentivá-los até o final do curso, “o mundo que vamos deixar para nossos filhos depende muito dos filhos que vamos deixar para o mundo”.



