Na tarde desta quinta-feira, 03, o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado recebeu a visita do Superintendente do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul, Rogério T. Beretta. O presidente, Eduardo Sanches, o recepcionou.
Conforme contou o superintendente, será implantado em Aparecida do Taboado um curso Técnico em Agronegócios, já que foi implantado no Sindicato Rural um polo da Rede e-TEC, um programa do Ministério da Educação – MEC instituído pelo Decreto nº 7.589, de 2011. Esta ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, cuja principal finalidade é promover de maneira democrática o acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), beneficiando-se das possibilidades de alcance e estratégias metodológicas da Educação a Distância (EaD).
O programa é desenvolvido em conjunto com o Sindicato Rural para intensificar ainda mais as ações do Senar, aumentando a oferta de oportunidades de estudos para as pessoas do campo.
O curso Técnico em Agronegócios, segundo destacou o superintendente, beneficiará toda a região. Ele terá a duração de dois anos, sendo 80% dele ministrado na modalidade à distância e 20% na modalidade presencial. “Nós viemos aqui conhecer as instalações do Sindicato Rural que servirão para as aulas presenciais; conhecer o seu laboratório de informática que será disponibilizado para os alunos que por um acaso não tenham acesso à internet, ou mesmo que não têm computador em suas casas; e também as instalações do Sindicato Rural que serão fornecidas para apoio aos instrutores que acompanharão os alunos nas aulas presenciais teóricas e práticas”, explicou Rogério.
O superintendente elogiou a organização do Sindicato Rural e a estrutura preparada para receber a qualificação. O local conta com sala de aula com ar condicionado, uma cozinha, banheiro e laboratório de informática em fase final de instalação do novo mobiliário que acomodará tranquilamente até 20 pessoas para assistir aulas à distância. “O Sindicato Rural atende perfeitamente as expectativas tanto do Ministério da Educação quanto do Senar, em relação à necessidade”, frisou.
Rogério Berreta parabenizou o presidente e salientou que a parceria do Senar com Sindicato Rural de Aparecida do Taboado para implantar o curso se deu devido os esforços de Eduardo Sanches. “Ele foi um batalhador durante quase 12 meses solicitando insistentemente para que esse polo da Rede e-TEC fosse trazido para a cidade, já que ele enxerga nesse curso uma oportunidade de trabalho para a população de Aparecida e região”.
Benefícios do Curso
O curso é totalmente gratuito, ideal para jovens e adultos que vivem e trabalham no campo. É um curso técnico de nível médio na modalidade à distância, oferecido pelo SENAR através do polo presencial e-TEC localizado no Sindicato Rural. Seu eixo tecnológico é “Recursos Naturais” e o aluno sai habilitado profissionalmente como Técnico em Agronegócio. A carga horária do curso é de 1.230 horas, aplicadas em quatro semestres.
A oportunidade é excelente para que os participantes residentes no campo se aperfeiçoem e para que aqueles de outros ramos de atividades busquem oportunidade de trabalho no agronegócio. Mais de 50% dos participantes do curso no Estado são pessoas que já têm nível superior em outras áreas de atuação.